Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Agronegócios

Publicada em: 19/04/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Ex-ministro Paulinelli destaca avanços da agricultura nos últimos 40 anos, durante Fórum do Milho e do Trigo

Rádio Uirapuru

Nesta terça-feira (18) o Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF) serviu de palco para debates sobre comercialização, políticas e técnicas de produção das culturas milho e trigo. O Fórum Mais Milho e o Fórum do Trigo reuniram entidades, produtores e autoridades políticas, entre eles o ex-ministro da Agricultura e atual presidente executivo da Abramilho, Alysson Paulinelli.

 

Na Uirapuru, Paulinelli destacou que a agricultura mudou muito nas últimas décadas, mas para melhor. Quando fez parte do governo, entre 1974 e 1979, o Brasil dependia da importação de alimentos, nessa época se importava um terço do que se consumia. Mas, mesmo com as dificuldades econômicas, o governo acreditou na agricultura.

 

A partir disso, foram criadas a Embrapa, a Emater e programas de desenvolvimento, em menos de cinco anos o Brasil já estava exportando alimentos. Passado cerca de 40 anos, o país já é o segundo maior exportador do mundo e, segundo projeções da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), pode ser o primeiro nos próximos dez anos.

 

Paulinelli disse que o agricultor também mudou, ele se tornou um grande competidor internacional. O ex-ministro espera que o país tenha a mesma visão que daquela época com relação ao seu potencial. Isso vai determinar a posição em que o Brasil vai ocupar na produção de alimento e na produção de bioenergia no mundo.

 

Ressaltou que dentre os potenciais está a integração da lavoura, da pecuária e da floresta, que já é uma realidade no Brasil e reconhecida mundialmente. Hoje são 11,5 milhões de hectares sendo plantados nesse sistema, que é altamente sustentável. Paulinelli contou que só em pastagem degradada o país tem mais de 90 milhões de hectares.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Repercussão

com Claudionor Ramos

Quinta-Feira

das 17:00 às 17:55

ouça ao vivo



Você acha que o Brasil precisa de uma Reforma Trabalhista?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas