Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Agronegócios

Publicada em: 13/06/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Fórum Nacional de Máxima Produtividade da Soja movimenta Passo Fundo e região

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação/Cotrijal
Fórum Nacional de Máxima Produtividade da Soja movimenta Passo Fundo e região

O Fórum Nacional de Máxima Produtividade da Soja, realizado nesta terça-feira (13) em Passo Fundo, movimentou o município e a região. O evento foi promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) em parceria com a Cotrijal.

 

Na oportunidade foram apresentados os campeões do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja - Safra 20162017, que, nessa edição, contou com a inscrição de mais de 5 mil produtores. O número é 12% maior do que o do ano passado.

 

O campeão nacional foi o produtor Marcos Seitz, de Guarapuava (PR), que também registrou o novo recorde nacional de produção de soja ao estabelecer 148,08 sacas por hectare (sc/ha), quase o triplo da média nacional para a cultura.

 

Na região Sudeste o campeão foi José Renato Nunes, de Capão Bonito (SP), com 108,26 sc/ha. Nas regiões Norte e Nordeste o vencedor do desafio foi Leandro Ficagna, de Luís Eduardo Magalhães (BA), com 95,76 sc/ha. No Centro-Oeste, o produtor Elton Zanella atingiu, na cidade de Campos de Júlio (MT), a produção de 122,20 sc/ha, a segunda maior marca na safra 2016/2017.

 

Em entrevista à Uirapuru, o diretor executivo do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), Luiz Antônio, disse que o tempo, de forma geral, ajudou na alta produtividade, mas o mais importante é que o produtor fez o seu papel cuidando da lavoura.

 

Hoje, entorno de 17% de tudo o que é exportado no Brasil é soja. São mais de 2 mil municípios em todo o país que têm a sua economia baseada na produção da soja que é, sem dúvida, o carro-chefe da economia brasileira.

 

Luiz Antônio destacou que o perfil no Sul são áreas menores e mercado mais pulverizado. Ele contou que serão realizados mais 14 eventos semelhantes a esses, quatro deles no Rio Grande do Sul.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Obesidade pode ser considerada um problema de saúde pública?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas