Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Agronegócios

Publicada em: 02/08/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Leite é tema do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio em Passo Fundo

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação/EMATER
Leite é tema do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio em Passo Fundo

A quarta etapa do Circuito de Gestão da Inovação no Agronegócio, realizado nesta terça-feira (01/08), em Passo Fundo, trouxe para o debate três visões ligadas ao leite: gestão, pesquisa e mercado. O evento, que reuniu técnicos, produtores e lideranças foi realizado pelo Instituto de Educação no Agronegócio (I-Uma), com apoio técnico da Emater/RS-Ascar, na Casa Santa Cruz.


O zootecnista e assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, Jaime Ries, apresentou o Programa Estadual de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e mostrou sua interligação com a produção leiteira. “Estima-se que cerca de 70% das propriedades selecionadas no Programa de Gestão têm o leite como sua principal atividade econômica”, disse. Segundo ele, com a execução do Programa tem se percebido resultados como o aumento de renda e de escala de produção. “Os produtores que trabalhamos têm volume diário pequeno de leite e, para a indústria, é um fator de exclusão do processo. Então, buscamos alavancar a escala de produção, garantir a qualidade do leite e reduzir a penosidade do trabalho”, explicou Ries.

 

O analista da Embrapa Pecuária Clima Temperado Sérgio Elmar Bender mostrou as ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a atividade leiteira por parte da Instituição. “No ano passado completamos 20 anos de pesquisa e essa é uma oportunidade para divulgar aos profissionais e produtores tudo o que a pesquisa tem a oferecer”, disse.

 

Já o secretário executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), Darlan Palharini, apresentou a visão de mercado e a competitividade do setor leiteiro. “O setor passa por algumas dificuldades, principalmente em relação ao preço, mas o preço é um dos problemas. A competitividade é outro. Os produtos importados têm qualidade idêntica a nossa, com preço menor. A produção gaúcha é baixa em relação à Argentina e Uruguai, por exemplo, em relação produção/produtor/ano”, avaliou Palharini. Segundo ele, a sugestão do Sindilat é de que se criasse, junto ao governo federal, um instrumento do estoque regulador. “Daria uma garantia ou uma volatilidade não tão grande em relação de preço ao produtor. Além disso, seria importante que o governo fizesse as compras governamentais, principalmente para mercados institucionais como a alimentação escolar. Temos que discutir esse assunto, porque se não no ano que vem se repetirá”, destacou. Ele alertou ainda para o abandono da atividade leiteira por parte dos produtores, que vem ocorrendo.

 

Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar Passo Fundo, Oriberto Adami, o evento foi de grande importância para a discussão e aproximação de produtores técnicos e lideranças ligados ao setor leiteiro. “Essa parceria com o I-Uma vem somar com os esforços que já vem sendo feitos e traz ainda mais conhecimento. Estamos abertos a novas parcerias, tanto da iniciativa privada ou pública. O conhecimento e a linguagem devem ser unificados, porque o que importa para o produtor é o resultado, pois sem resultado não tem renda, nem sucessão familiar”, ressaltou.

 

O secretário de Relações Institucionais de Passo Fundo, Edson Nunes, que esteve presente no evento representando o prefeito Luciano Azevedo, destacou a importância do evento, em especial na semana em que o município comemora seu aniversário de 160 anos. “Essa é mais uma agenda positiva que acontece no município em especial com um tema tão importante para a região como é o leite”, afirmou.

 

As próximas etapas do circuito acontecem nos municípios de Bagé (29/09) e Camaquã (data a definir).

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Tchê Liga

com Lucas Brasil

Segunda-Feira

das 05:00 às 07:00

ouça ao vivo



Você acha que a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas resolveu o problema da baderna noturna noCentro?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas