Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Agronegócios

Publicada em: 11/09/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Crise no setor leiteiro: 19 mil abandonaram produção do leite no RS nos últimos dois anos

Rádio Uirapuru

A crise no setor leiteiro fez com que 19 mil produtores deixassem de produzir leite no Rio Grande do Sul nos últimos dois anos. O Brasil produz hoje 32 bilhões de litros por ano, desse montante 13% são resultados da produção gaúcha.

 

O Rio Grande do Sul é segundo maior produtor de leite do Brasil. Em primeiro lugar está Minas Gerais com 27% e em terceiro o Paraná, com 12% da produção.

 

No programa Cotações e Mercado de domingo (10), o empresário Valeriano Ughini destacou que o Estado conta com cerca de 100 mil produtores de leite, mas esse número vem caindo. Valeriano foi um dos que desistiu dessa área, de uma produção diária de 4 mil litros por dia e de um plantel de cerca de 100 vacas em lactação.

 

 

Destacou que a soja se mostra mais rentável nos dias atuais, até porque utiliza menos mão de obra. Valeriano explicou que vários fatores têm desanimado os produtores de leite. O Uruguai exportava muito leite para a Venezuela, parou e hoje manda para o Brasil, fazendo com o que o preço despenque. O consumo de leite também caiu.

 

Outro motivo é o aumento do valor dos insumos. Há 15 anos, um saco de 40 quilos de ração custava R$ 20 hoje custa R$ 42.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Terça-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo



Você concorda com a legalização dos jogos de azar no Brasil?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas