Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Agronegócios

Publicada em: 29/09/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Embrapa Trigo promove Dia de Campo na próxima semana

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação/Embrapa Trigo
Embrapa Trigo promove Dia de Campo na próxima semana

Promover a geração de renda com cultivos de grãos no inverno é o foco do dia de campo promovido pela Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) em 5 de outubro. Além de cultivares, a promoção conta com estações sobre manejo de nitrogênio, diferentes épocas de semeadura na canola e forrageiras para ILPF.

 

O nitrogênio (N) é o principal nutriente para a produção de trigo, já que tem estreita relação com o potencial produtivo. De acordo com o pesquisador da Embrapa Trigo Fabiano De Bona, “a aplicação de N ao solo no cultivo do trigo é uma das práticas de manejo mais seguras em relação ao retorno econômico. As pesquisas têm demonstrado que a eficiência de uso do N oscila entre 12 a 21 quilos de grãos para cada quilo de N adicionado”, conclui De Bona.

 

Na recomendação do Manual de Adubação e de Calagem do RS e SC o indicado é dividir a adubação nitrogenada em duas partes: 15 a 20 kg de N/ha (quilos de nitrogênio por hectare) na linha de semeadura; e o restante em cobertura no afilhamento/alongamento. “Estas são as duas fases em que a planta demanda mais energia, na formação da área foliar e no enchimento dos grãos”, explica o Fabiano De Bona, lembrando que não há uma medida exata: “Para saber o quanto deve ser aplicado na lavoura é preciso fazer análise de solo, avaliando a cultura antecessora e a expectativa de rendimento que está se buscando”. Estudos da Embrapa Trigo indicam que o limite econômico para N em trigo está entre 80 e 100 kg de N/ha, quando, geralmente, a adubação já não impacta mais no rendimento de grãos de forma a assegurar o investimento. 

 

Cultivares

O dia de campo vai apresentar cultivares de trigo (BRS MarcanteBRS ReponteBRS Parrudo e BRS Pastoreio), de cevada (BRS Quaranta BRS Korbel), de triticale (pré-lançamento) e de centeio (BRS Progresso). O destaque é o trigo BRS Reponte, campeão de produtividade em 2016 no Ensaio Estadual de Cultivares de Trigo, com 102 sacos por hectare.

 

Serviço
Dia de Campo Culturas de Inverno
5 de outubro, na Embrapa Trigo – Passo Fundo, RS
Horários: 8h30 para estudantes e 14h para técnicos e produtores
Informações: [email protected] e 54-3316-5800
Programação no site https://www.embrapa.br/trigo

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Cheiro de Galpão

com Valdir Garcia

Domingo

das 06:00 às 07:30

ouça ao vivo



Você acha que a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas resolveu o problema da baderna noturna noCentro?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas