Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Agronegócios

Publicada em: 23/10/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Em Passo Fundo secretário da Agricultura fala sobre desafios da área e as dificuldades atuais do produtor

Rádio Uirapuru

A agricultura e a pecuária são os setores que mais sustentam a economia do Rio Grande do Sul. A grande maioria dos municípios gaúchos tem nessas áreas as suas principais atividades, responsáveis por movimentar o comércio e os serviços.

 

Durante compromisso em Passo Fundo, no último sábado (21), o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, conversou com a Uirapuru sobre os desafios na área da agricultura.

 

Contou que hoje há duas realidades dentro da mesma situação, uma é a boa produção. A expectativa é de que o Estado tenha uma boa safra em razão dos investimentos em tecnologia que vem acontecendo por parte dos produtores.

 

A outra diz respeito a frustração de renda do produtor, que vê os preços caindo, influenciados pelo mercado internacional. O secretário explicou que o agricultor tem que focar na gestão, na busca da eficiência, investindo em tecnologias para alcançar a rentabilidade.

 

Ernani Polo reconhece que o agricultor não tem momentos de tranquilidade, desde o período do planejamento do plantio, na colheita e até mesmo na comercialização. Frisou que o agricultor é um persistente, porque se depara a todo o tempo com fatores climáticos que prejudicam a produção, liquidando em segundos uma perspectiva de colheita, e mesmo assim permanece na lida do campo. A agricultura é uma indústria a céu aberto. Por isso, defende que é preciso valorizar o trabalhador do campo e criar melhores condições para ele.

 

Contou que através do programa Agro Mais, avançou-se na simplificação de licenças para armazenagem de água para a instalação de equipamentos de irrigação e criou-se também um marco legal das florestas plantadas, para que o agricultor tenha uma segurança jurídica.

 

Polo destacou que os desafios são grandes e a produção de alimentos é cada vez mais necessária para atender a demanda brasileira e mundial.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que o Brasil está saindo do atoleiro da pior crise já vivida pelo país?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas