Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Agronegócios

Publicada em: 24/10/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Clima deve trazer prejuízos nas lavouras e produtores vão acionar seguro agrícola, projeta agrônomo

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Clima deve trazer prejuízos nas lavouras e produtores vão acionar seguro agrícola, projeta agrônomo

O excesso de chuvas no período do plantio e a falta da mesma no tempo de formação das plantas causam prejuízos à produtividade e à qualidade das culturas de inverno. Isso tem se confirmado no processo da colheita.

 

No programa Cotações e Mercados do último domingo (22), o engenheiro agrônomo da Emater, Cláudio Doro, destacou que a variação do clima frustrou agricultores na expectativa das safras desse ano da canola, cevada e trigo.

 

Explicou que, com certeza, as lavouras não vão cobrir o custo de produção e consequentemente os agricultores vão ter que recorrer ao seguro agrícola ou ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) para a quitação da dívida. O Proagro atende pequenos e médios produtores por meio da exoneração de obrigações financeiras relativas a operação de crédito rural de custeio, no qual a liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais, pragas e doenças que atinjam rebanhos e plantações.

 

Doro contou que há um grande volume de solicitações do Proagro na região em razão de perdas na canola, que está com péssimas lavouras. Para a cevada, que também está em processo de colheita, além da qualidade ruim, estima-se que a produtividade deve ser média, entre 35 e 45 sacas por hectares.

 

O engenheiro agrônomo, disse que o mesmo deve acontecer com o trigo. Em algumas lavouras de trigo em Não-Me-Toque estão sendo colhidos a base de 20 a 30 sacas por hectare, sendo a qualidade com PH 72 a 75.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que o Brasil está saindo do atoleiro da pior crise já vivida pelo país?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas