Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Agronegócios

Publicada em: 15/01/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Déficit de 110 milímetros de chuva em dezembro e janeiro reduz produtividade do milho

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Déficit de 110 milímetros de chuva em dezembro e janeiro reduz produtividade do milho

Os agricultores da região estão vivenciando um período de muita preocupação, principalmente na lavoura de milho. O déficit de 110 milímetros de chuva, somando o mês de dezembro e esses primeiros dias de janeiro, tem prejudicado a plantação. O milho está em fase de enchimento de grãos e já se nota que as espigas estão de tamanho menor e sem formação de grãos na ponta.

 

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Claudio Doro, foram plantamos 50 mil hectares de milho na região. A estiagem deve reduzir a produtividade, a produção e consequentemente o lucro do produtor. Destaca que haverá uma quebra no potencial produtivo do milho, na safra 2017/18, o que preocupa não só agricultor, mas toda a economia regional.

 

Em breve, as lavouras de soja também vão precisar de chuvas frequentes e com bom volume. Cerca de 90% da soja plantada está na fase de desenvolvimento vegetativo, crescendo e emitindo novas folhas, e 10% em floração. Quando o restante entrar em floração e em formação de vagens a cultura vai necessitar de quatro a cinco milímetros de chuva por dia.

 

Doro disse que daqui para frente o ideal seria 40 milímetros de chuva por semana para atender a necessidade de água da planta e ela poder expressar o seu potencial produtivo.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você costuma procurar emergência hospitalar quando tem problema de saúde repentino?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas