Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Agronegócios

Publicada em: 07/02/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Expodireto:Foco da Emater/RS-Ascar será produção e renda com sustentabilidade

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação/Cotrijal
Expodireto:Foco da Emater/RS-Ascar será produção e renda com sustentabilidade

Extensão Rural: produção, renda e sustentabilidade. Esse será o foco das ações da Emater/RS-Ascar durante a Expodireto Cotrijal, de 5 a 9 de março, em Não-Me-Toque. Quem visitar o Espaço da Família Rural vai encontrar várias opções para produzir, com renda e de forma sustentável. Ao todo, serão 17 parcelas temáticas, além de palestras e oficinas.

 

“A Emater tem o protagonismo de mostrar para o agricultor familiar o que ele pode fazer para transformar a sua vida para melhor. Este ano, a intenção é trabalhar mais fortemente na feira a produção sustentável e a gestão da propriedade”, adiantou o presidente da instituição, Clair Kuhn.

 

Kuhn ressaltou que a intenção é fazer ainda um balanço do Programa Estadual de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, lançado em 2016, e executado deste então pela Emater/RS-Ascar. Segundo ele, o programa possui mais de mil cases de sucesso em todo o Estado. “São várias as experiências nesse um ano de atividades e com resultados expressivos. A ideia é apresentar alguns desses cases durante a feira”, afirmou Kuhn.

 

Preparativos

 

Os trabalhos de preparação do Recanto Temático, outro espaço disputado pelos visitantes, também estão em ritmo acelerado. Conforme Celso Siebert, que atua na coordenação de infraestrutura da Emater na Expodireto Cotrijal, na área de cerca de mil metros quadrados o público vai se deparar com alternativas e práticas de uso e manejo sustentável, que promovam a redução da emissão de gases de efeito estufa. Ao todo, serão mais de 20 cenários, com o tema Efeito Estufa - Agricultura de baixo carbono, em parceria com a Cotrijal, Mapa e secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi).

 

Dentre as inovações projetadas para a Expodireto 2018, está a transferência do espaço Turismo Rural para próximo da entrada do Portão 2, no acesso dos agricultores que chegam em excursões para visitar a área da Emater/RS-Ascar.

 

Terça-feira (06/03)

8h -– Café com Leite para a Imprensa (mediante convites)

Local: Casa da Família Rural Emater/RS-Ascar

14h - – 3º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água: a mitigação da compactação do solo e da erosão hídrica no sistema Plantio Direto

Local: Auditório Central

 

Quinta-feira (08/03)

9h -– 11° Fórum Florestal: Agricultura de Baixo Carbono

Local: Auditório Central

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Sábado

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo

Você acha que a Assembleia Legislativa deve autorizar o governo a ouvir a população sobre a venda de estatais?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas