Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Agronegócios

Publicada em: 28/08/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Agrônomo alerta que não existe produtos no mercado que substituam o uso do glifosato

Rádio Uirapuru
Créditos: Gabriel Nunes/Rádio Uirapuru
Agrônomo alerta que não existe produtos no mercado que substituam o uso do glifosato

Uma decisão da 7ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal proíbe o uso dos agrotóxicos abamectina, glifosato e tiram no Brasil. Segundo a juíza que proferiu a ordem, “está mais que suficientemente demonstrada a toxidade dos produtos para a saúde humana”, não restando dúvidas à necessidade da proibição.

 

Na última sexta-feira (24), a Advocacia-Geral da União (AGU) ingressou com recurso contra liminar que suspendeu a concessão de registros novos e já concedidos de produtos à base de glifosato, tiram e abamectina.

 

O assunto foi o tema do Uirapuru Ecologia do sábado (25) que contou com a participação do engenheiro agrônomo da Emater, Claudio Doro. O agrônomo explicou que o glifosato é um herbicida amplamente utilizado na agricultura moderna e sua base é o sal.

 

Doro explicou ainda que o efeito do produto é de fazer um controle das ervas daninhas. A utilização do glifosato começou a se intensificar na agricultura após a chegada do plantio direto.

 

O engenheiro explicou que se a proibição ocorrer, os agricultores terão que utilizar outros quatro produtos para que o plantio ocorra. Doro disse ainda, que com isso o plantio direto perde totalmente seu efeito, uma vez que os produtos que deverão ser utilizados precisão ser incorporados ao solo.

 

Segundo o agrônomo, o que mais preocupa é que se a proibição acontecer nesta safra de milho, que deve ser plantada nos próximos dias, não existe nenhum produto que possa substituir o glifosato no mercado.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Hora a Mais

com Valdir Mello

Quinta-Feira

das 11:00 às 12:00

ouça ao vivo

Você costuma procurar emergência hospitalar quando tem problema de saúde repentino?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas