Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cidade

Publicada em: 10/01/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Chuva e calor deixam município alerta contra a dengue

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação/Prefeitura
Chuva e calor deixam município alerta contra a dengue

Nos últimos 20 dias, com a ocorrência de pancadas de chuva seguidas de calor intenso, os agentes de combate à dengue, zika e chikungunya têm encontrado uma maior quantidade de focos no município. As informações são da Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo. A principal ação para controlar e diminuir os focos continua sendo não deixar água parada.



“Aquele abafamento que acontece logo após a chuva e a elevação da temperatura é ideal para a proliferação do mosquito. Por isso, a população deve tomar cuidado redobrado durante este época para que o índice de infestação seja controlado”, disse a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental, Ivânia Silvestrin. O índice de infestação em abril de 2016 era de 4,4, número que caiu para 0,2 em outubro do ano passado. A próxima medição será feita em março.



Ela explica que mesmo que a água parada da chuva dure de 3 a 5 dias no verão, o período já é suficiente para surgir criadouros e o mosquito se proliferar. “Como está chovendo todo dia, a água parada permanece sempre se a comunidade não retirar, o que pode ocasionar uma situação favorável”, observou Ivânia.



Os bairros Petrópolis, Lucas Araújo e Integração, principalmente nas vilas Jaboticabal e Jardim América, são os mais preocupantes.


Cuidado com tonéis


Quem possui tonéis para armazenar água da chuva precisa realizar limpeza periodicamente. A cada dois dias o tonel deve ser lavado com esponja e mantido com água sanitária. Se não for possível esse cuidado, é melhor não ter. Nas visitas dos agentes foram encontradas larvas em todos os tonéis vistoriados.



Reforço


O trabalho de reforço no município foi iniciado ainda em outubro de 2015 com o envolvimento de pelo menos cinco órgãos públicos municipais, as secretarias de Transportes e Serviços Gerais, de Meio Ambiente, de Educação, de Administração e a Procuradoria-Geral do Município. Os serviços foram desde o fornecimento de contêineres para áreas de risco até a destinação correta de pneus. Ainda, a ação contou com políticas específicas de manutenção de terrenos públicos e privados e punição para aqueles que descuidam de seus terrenos até o cuidado em espaços públicos. Além disso, foram realizadas forças-tarefas, visitas às residências, orientações e campanhas durante todo o ano.



Passo Fundo, assim como todos os municípios do Brasil, também participa da campanha de combate à dengue, zika e chikungunya do Ministério da Saúde, que tem o slogan #mosquitonão e institui a sexta-feira como Dia D. 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Chora Viola

com Caroline Secchi

Domingo

das 13:30 às 14:30

ouça ao vivo



Você participa do movimento comunitário de Passo Fundo?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas