Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cidade

Publicada em: 19/05/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Merendeiras e cozinheiras de escolas do município realizam capacitação sobre nutrientes dos alimentos

Rádio Uirapuru
Créditos: Fabíola Hauch/Prefeitura
Merendeiras e cozinheiras de escolas do município realizam capacitação sobre nutrientes dos alimentos

A merendeira ou cozinheira escolar é quem prepara a merenda para os alunos com cuidados que vão desde normas de higiene até orientações nutricionais. Além do preparo e manipulação dos alimentos, são elas que dão conta da higiene da cozinha, sendo figura importante na escola. Em busca da qualificação da merenda escolar e da valorização profissional das pessoas que se dedicam a isso, a Prefeitura de Passo Fundo, com apoio do Conselho de Alimentação Escolar (Cae) e da Emater, realizou mais um encontro de capacitação nessa quinta-feira (18).


Os encontros vem ocorrendo desde 2014 e tem como objetivo aproximar os profissionais da área da alimentação escolar dos conhecimentos sobre alimentos, técnicas culinárias, nutrientes, formas de preparo dos alimentos e sua higiene. Para o secretário de Educação, Edemilson Brandão, a alimentação das escolas de educação infantil e de ensino fundamental merece atenção. “Agradecemos a presença de todos porque este momento é muito importante. Falar sobre a qualidade e a segurança alimentar é algo que precisa estar presente”, afirmou.


Com organização da Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação, os profissionais foram recebidos na Escola Estadual de Educação Profissional João de Cesaro onde diversas atividades em grupos foram realizadas. Quem explica é a coordenadora municipal de Alimentação Escolar, Kely Szymanski. “Essa capacitação traz um momento de encontro e de troca de experiências para mais de 80 profissionais, entre merendeiras, cozinheiras e dois cozinheiros que temos na rede. Nesse ano estamos trabalhando a questão dos nutrientes dos alimentos, vitaminas e sais minerais, tipos de proteína, óleos e ervas”, disse ela.


Foram quatro temáticas: a primeira lúdica, para trabalhar a flexibilidade com o movimento do corpo, característica que precisa estar presente no dia a dia das escolas. A segunda foi para aprender a fazer azeites aromáticos, isso porque as escolas irão receber azeite de oliva e já manipulam ervas como alecrim, manjericão, manjerona e tempero verde. “O objetivo é aumentar a inserção do ômega 3, além de trabalhar os benefícios para saúde e quantidade ideal para ser usada no preparo dos alimentos”, explicou Kely. A terceira temática trabalhou o preparo da carne suína, que foi inserida no cardápio em 2017.


Já a quarta trouxe um alimento tradicional, o sagu, preparado de um jeito bem diferente: com beterraba. A ideia é melhorar a questão nutricional. Todos os grupos foram ministrados por técnicas da Emater municipal e regional, instituição parceira da iniciativa. Ao final, uma apostila com receitas e dicas de preparo foi entregue.


O diretor regional da Emater, Oriberto Adami, destaca o trabalho em parceira com a Prefeitura. “Essa parceria é importante e hoje coroamos isso unindo saúde e alimentação. O aprendizado está relacionado diretamente com a nutrição”, ressaltou ele.


Neste ano, o convite também se estendeu para as cozinheiras ligadas às casas de acolhimento e aos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Representantes da agricultura familiar e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea) também participaram.

 

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Tchê Liga

com Lucas Brasil

Terça-Feira

das 05:00 às 07:00

ouça ao vivo



Dar esmola para moradores de rua resolve problema social?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas