Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cidade

Publicada em: 02/06/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Semeato tem fábrica leiloada para pagar dívidas trabalhistas

Rádio Uirapuru
Créditos: Rádio Uirapuru
Semeato tem fábrica leiloada para pagar dívidas trabalhistas

Buscando alternativas para superar uma grave crise financeira que vem impondo dificuldades em manter as atividades e os compromissos trabalhistas há, pelo menos, três anos, a Semeato Indústria e Comércio de Implementos Agrícolas teve parte de seu patrimônio leiloado em razão de processos judiciais.

 

No dia 25 de maio ocorreu o leilão do imóvel que abrigava a Fábrica 4 da empresa, localizado às margens da BR 285, no Distrito Industrial próximo ao Bairro Záchia. A venda foi realizada pelo leiloeiro Francisco Hillesheim, autorizado pela 4ª Vara do Trabalho de Passo Fundo. Nesta ação estão incluídos um total de 250 requerentes, ex-funcionários da empresa.

 

De acordo com as informações apuradas pela reportagem da Uirapuru, o valor do imóvel, que possui pouco mais de 27 mil m² (incluindo terreno e área construída) foi avaliado inicialmente em R$ 16,5 milhões. Como não teve interessados na primeira chamada, o imóvel foi arrematado em segunda chamada pelo valor total de R$ 8,25 milhões.

 

A empresa tentou uma liminar para cancelar o leilão, mas não foi atendida pela juíza do trabalho Odete Carlin. O imóvel foi comprado por Sérgio Ferraz da Luz. A partir de agora, com o valor depositado em juízo, restará ao juiz designado para esse processo promover o repasse para os autores da ação.

 

O advogado Elpídio de Paula da Silva, que representa um dos autores da ação, explicou para à Uirapuru que existe uma ordem para que os pagamentos sejam efetivados, iniciando pelos créditos trabalhistas, posteriormente fiscais e demais credores.

 

Embora este leilão beneficie cerca de 250 ex-funcionários da Semeato, traz a esperança para quem ainda vê seu processo tramitando, lentamente, na Justiça Trabalhista. Existe a estimativa de que, pelo menos, outras 650 ações, estejam tramitando no judiciário e no aguardo de uma decisão final.

 

A Semeato – Fábrica 4 já deixou de operar no ano passado. Alguns funcionários pediram demissão indireta, outros foram desligados. Poucos foram remanejados para outras unidades. No terreno ao lado ainda funciona a Fábrica 8 (Montagem).

 

A empresa, que nos anos de auge na sua produção chegou a contar com mais de 2.000 funcionários em Passo Fundo, mantém atualmente em torno de 800, distribuídos em outras quatro unidades.

 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Repercussão

com Claudionor Ramos

Quarta-Feira

das 17:00 às 17:55

ouça ao vivo



Você acha que Temer deve cumprir o mandato como presidente?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas