Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cidade

Publicada em: 19/06/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Sem Segredo: Passo Fundo recebe cerca de cinco denúncias de maus tratos a idosos por dia

Rádio Uirapuru

Um a cada seis idosos sofre algum tipo de abuso no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Em Passo Fundo, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social recebe por dia cerca de cinco denúncias de maus tratos a idosos.

 

O dado alarmante foi revelado pela secretária-adjunta do SEMCAS, Elenir Chapuis, no programa Sem Segredo do último sábado (17). Ela destacou que as denúncias envolvem todos os níveis sociais, independentemente das condições financeiras das famílias.

 

Elenir Chapuis ressaltou que como os idosos são mais frágeis, devido à idade avançada e as doenças, ficam mais vulneráveis aos abusos.

 

Também participou do programa, o promotor de Justiça, Denilson Belegante. Ele destacou que casos de abusos também ocorrem em casas de longa permanência. Ressaltou que em Passo Fundo são 30, e o Ministério Público atua na fiscalização, principalmente através de denúncias.

 

Os principais relatos são de maus tratos, problemas com a alimentação e abandono dos idosos nessas entidades.

 

Participou do programa, pelo telefone, o vereador Saul Spinelli (PSB) que protocolou uma moção de apoio à implementação da Delegacia Regional do Idoso no Município de Passo Fundo. Ele destacou que a delegacia irá fortalecer a rede de proteção do idoso na cidade.

 

Também vai verificar e expor toda a situação de vulnerabilidade social que os idosos vivem em Passo Fundo. Salienta que busca conscientizar a população que a família tem um papel fundamental nesta fase da vida.

 

A maioria dos ouvintes relatou os preconceitos e abusos que os idosos sofrem pelos familiares e pela sociedade em geral. Muitos revelaram preocupação, já que a expectativa de vida aumentou e cada vez mais os idosos vão precisar da ajuda da família. Idosos também participaram do programa contando casos de exploração.

 

Denúncias de maus tratos a idosos podem ser feitas diretamente na SEMCAS ou pelo disque 100.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Quinta-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo



Você tem uma relação próxima e amorosa com o seu pai?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas