Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cidade

Publicada em: 17/07/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Sem Segredo: ouvintes pedem lugar específico para os vendedores ambulantes

Rádio Uirapuru
Créditos: Jornalismo Uirapuru
Sem Segredo: ouvintes pedem lugar específico para os vendedores ambulantes

Neste mês, a Comissão de Cultura, Cidadania e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Passo Fundo voltou a discutir a possibilidade da criação de um espaço destinado aos imigrantes para o comércio. O objetivo é solucionar um antigo problema no município.

 

De um lado os comerciantes que reclamam da venda de produtos sem nota fiscal na porta de suas lojas. De outro, os senegaleses que têm na venda dos seus produtos a garantia de renda para a sua sobrevivência e da sua família. Este foi o tema do programa Sem Segredo do último sábado (15).

 

Participaram do programa o presidente da Comissão de Cultura, Cidadania e Direitos Humanos, o vereador Fernando Rigon, e o coordenador de Fiscalização e Licenciamento da Prefeitura, Jorge Pires. A maioria dos ouvintes defende um espaço específico para os vendedores ambulantes, tanto senegaleses quanto artesãos. Mas acreditam que a venda deve ser regularizada para não prejudicar os demais empresários.

 

O agente fiscal Jorge Pires destacou que o número de vendedores aumentou devido as demissões na crise, sendo que 90% deles não são de Passo Fundo. Citou que na área da alimentação o mercado já está saturado, são recebidos uma média de 50 a 60 pedidos por mês para abertura de estabelecimentos em via pública.

 

Muitos não esperam o pedido ser aprovado, sendo apenas 32 regularizados. Jorge Pires relatou que o grande problema é que muitos são fiscalizados e multados, mas logo voltam a vender, novamente, sem a regularização.

 

O vereador Fernando Rigon defendeu que a legislação deve ser cumprida, destacando que os imigrantes precisam respeitar as leis nacionais. Destacou que grande parte da população compra produtos dos vendedores ambulantes, alimentando o comércio ilegal. O vereador disse que o tema shopping popular é pauta das reuniões da comissão e a possibilidade está sendo discutida. Pediu que a população participe das reuniões, manifestando a sua opinião e pressionando os vereadores.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Repórter do Povo

com JG e Ieda Almeida

Quinta-Feira

das 08:10 às 10:45

ouça ao vivo



Além dos táxis, você acha que Passo Fundo deve ter outras opções de transporte, como Uber e Garupa?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas