Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cidade

Publicada em: 18/08/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Após mudança na lei, supermercados já discutem revisão do calendário de abertura em domingos e feriados

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Após mudança na lei, supermercados já discutem revisão do calendário de abertura em domingos e feriados

Com o novo decreto do governo federal, assinado na última quarta-feira (16), os supermercados terão menos entraves para abrir aos domingos e feriados. O setor recebeu o status de serviço essencial. A medida beneficia os estabelecimentos que necessitavam de uma lei municipal e de acordos com sindicatos para abrir nesses dias.

 

No entanto, o decreto não retira a necessidade de acordo entre patrões e empregados, mas dá mais segurança jurídica na negociação e diminui a dependência de aprovação da prefeitura.

 

Em Passo Fundo existe uma lei municipal que estabelece horário livre para o comércio, não existindo nenhum impedimento para o expediente. O que está em vigor em Passo Fundo é um acordo estabelecido em convenção coletiva, no qual os mercados, supermercados e hipermercados fecham um domingo por mês e em feriados. Apenas empresas familiares podem atender normalmente, desde que não utilizem mão de obra.

 

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios (Sincogêneros), Ivan Manfroi, a princípio o calendário da abertura de supermercados segue até o final do ano. Mas o setor já discute se é viável manter ou não calendário devido à situação econômica do país.

 

O município conta com cerca de 300 estabelecimentos entre minimercados, mercados, supermercados e hipermercados. São aproximadamente de 3 mil trabalhadores.

 

Manfroi contou que o calendário surgiu a uns cinco anos em função da falta de mão de obra nos supermercados. Na época, quase ninguém queria se candidatar a uma vaga por causa da jornada de trabalho.

 

O país vivia um momento bom na economia e os trabalhadores acabavam preferindo ir para outros segmentos, como indústria e construção civil. O acordo foi feito para tornar o setor mais atrativo.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

De tudo um pouco

com Valdir Mello e João Victor

Sexta-Feira

das 20:15 às 23:00

ouça ao vivo



Você acha que o Brasil está saindo do atoleiro da pior crise já vivida pelo país?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas