Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cidade

Publicada em: 13/09/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Secretaria Municipal de Saúde tenta captar junto ao governo federal mais quatro ambulâncias

Rádio Uirapuru
Créditos: Lucas Cidade/Rádio Uirapuru
Secretaria Municipal de Saúde tenta captar junto ao governo federal mais quatro ambulâncias

Durante a programação da manhã de ontem (12), a Uirapuru recebeu diversas reclamações de ouvintes quanto aos serviços de busca de pacientes via ambulância.

 

O secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, explicou que o município possui hoje quatro ambulâncias para atender dois serviços, o da secretaria e o do Samu. Na teoria são duas ambulâncias para o município, as brancas tipo 1, sendo uma mais nova, adquirida em 2015, e duas ambulâncias vermelhas, bem mais equipadas, para o uso do Samu.

 

Só que na prática, por serem mais velhas e com quilometragem avançada, as da Samu estão toda a semana na oficina. Nos últimos dias, três ambulâncias estavam em manutenção, sobrando apenas a mais nova para todos os atendimentos.

 

O secretário disse que o município acaba tendo que emprestar a ambulância mais nova para que o serviço de resgate no município não seja paralisado. Na semana passada a secretaria recebeu mais seis veículos, mas nenhuma ambulância, o que gerou críticas da população.

 

Luiz Artur explicou que os recursos que vem do Estado e da União para a área da Saúde são sempre para determinadas ações, não sendo escolha do município. Contou que no dia 31 de agosto o governo federal abriu o cadastramento de solicitações de ambulâncias e Passo Fundo já está se candidatando.

 

São ambulâncias do tipo 1, mas, se o município for contemplado vai adaptá-las também para o Samu e com isso restabelecer o fluxo normal dos atendimentos. São esperadas mais quatro ambulâncias.

 

Questionado sobre a falta de materiais básicos no Ambulatório de Especialidades, relatada também por ouvintes, Luiz Artur informou que os materiais foram repostos ainda ontem (12). Contou que houve uma demanda maior no local que fez com que os produtos terminassem antes do prazo planejado.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Vai que é tua

com Lucas Brasil

Terça-Feira

das 14:35 às 16:50

ouça ao vivo



Dar esmola para moradores de rua resolve problema social?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas