Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cidade

Publicada em: 01/11/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Passo Fundo perde o jurista Dr. Osmar Teixeira

Rádio Uirapuru
Créditos: Rádio Uirapuru
Passo Fundo perde o jurista Dr. Osmar Teixeira

Faleceu no início da tarde desta terça-feira (31), em Porto Alegre, o advogado Dr. Osmar Teixeira. Osmar estava se tratando há alguns meses de um câncer no cérebro. Deixa os filhos, Albano e Valentina e a esposa Carla.

 

Devido o falecimento, o prefeito Luciano Azevedo decretou luto oficial de três dias no município. 

 

O corpo está sendo velado na Sala Esmeralda do Memorial Vera Cruz e o sepultamento será as 17h no Jardim da Paz, anexo ao cemitério Vera Cruz. 

 

Dr. Osmar Teixeira sempre comentava assuntos jurídicos e políticos na programação da Uirapuru, atuando na assessoria jurídica da emissora.

 

Nascido em 1951, graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo, formou-se especialista em Processo Civil também pela UPF e mestre em Direito na área de Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná.

 

Atuava como advogado desde 1975.Foi professor universitário na Universidade de Passo Fundo por mais de 32 anos. Atuou em vários segmentos, não só na área penal, mas na área comercial, com clientes em todo o sul do país.

 

Ainda, foi procurador-geral da Fundação Universidade de Passo Fundo – FUPF, além de ex-procurador do Município e da Câmara de Vereadores de Passo Fundo. Foi também presidente da OAB – Subseção de Passo Fundo (1983-1985).

 

Recebeu o prêmio medalha "Leonardo Macedonio" da OAB Seccional da Região Sul, por relevantes serviços prestados à Ordem e à Classe.

 

Em Passo Fundo, além da área do Direito se dedicou ao plantio da erva mate, posteriormente entrando na Ovino Cultura. Tão logo a Uirapuru noticiou, consternada, o passamento do jurista, vários advogados de destaque na sociedade e no campo profissional se pronunciaram com pesar.

 

O advogado Dárcio Vieira Marques, relembrou o início da carreira de Osmar Teixeira, do qual foi professor no curso de Direito. Descrito por ele como um aluno brilhante, dedicado e interessado desde cedo por assuntos políticos, Dárcio relembrou grandes atuações do jurista que tinha muita garra em defender quem precisasse da justiça.

 

Também falando na Uirapuru, o advogado Jabs Paim Bandeira relembrou do início da carreira de Osmar. Conforme ele, os dois passaram pelo importante escritório do advogado Nelson Silva, como estagiários. Primeiro Jabs, depois cedendo a vaga que foi preenchida por Osmar. Destacou que tiveram uma breve inimizade que foi rapidamente desfeita, tornando-se grandes amigos, com viagens profissionais juntos e muitas vezes atuando no mesmo júri.

 

Jabs descreveu Osmar Teixeira como um dos últimos advogados à moda antiga, que procurava provas, defendia seus clientes com garra e representava a raiz da advocacia de uma forma que hoje em dia é muito rara.

 

O ex-prefeito de Passo Fundo, Airton Lângaro Dipp, também fez questão de falar sobre o momento triste da partida de uma referência para a cidade e região. Dipp lembrou com carinho das conversas com o advogado, que tinha opinião formada para vários assuntos, fora da advocacia. Dipp destacou que Osmar Teixeira fazia críticas com o intuito de sempre melhorar, sendo muito ouvido por todos.

 

O vice-diretor da Faculdade de Direito da UPF, professor e advogado Edemar Vianei Daudt, lembrou que o advogado Osmar Teixeira, mesmo não tendo nascido na cidade, adotou Passo Fundo como sua. Iniciou sua trajetória como professor em 1981, onde rapidamente teve destaque na universidade. Frisou que sua orientação jurídica sempre foi muito firme, assim como seus posicionamentos.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que o Brasil está saindo do atoleiro da pior crise já vivida pelo país?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas