Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cidade

Publicada em: 01/02/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Prefeitura vai avançar tratativas com a Havan e deve anunciar nos próximos dias instalação de empresa de logística na cidade

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Prefeitura vai avançar tratativas com a Havan e deve anunciar nos próximos dias instalação de empresa de logística na cidade
Loja Havan em Brusque/SC

O anúncio de que a Rede de Lojas Havan vai investir R$ 2 bilhões no Rio Grande e que Passo Fundo estaria entre os municípios escolhidos para o empreendimento, criou grandes expectativas em toda a cidade.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva (Cadu), disse que a informação não causa surpresa. Contou que a Havan já estava no radar de Passo Fundo, inclusive a prefeitura já havia entrado em contato com a empresa catarinense em 2015, mas naquele ano, a Havan decidiu que o Rio Grande do Sul não era prioritário no seu plano de expansão.

 

O secretário disse que naturalmente a prefeitura vai buscar uma aproximação mais efetiva com a Havan para atualizar os dados e fortalecer a importância de Passo Fundo como um polo regional. Disse que provavelmente vai se encontrar com a rede nos próximos dias para tentar evoluir nas trativas.

 

Cadu frisou que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico trabalha para colocar Passo Fundo na linha de pensamento de grandes investidores, naturalmente alguns contatos são feitos e alguns resultados são obtidos. Um deles será anunciado em breve.

 

Cadu disse que nos próximos dias o Executivo vai noticiar a instalação da filial de uma grande empresa de logística na cidade. O local do empreendimento já está praticamente definido pela empresa, basta agora afinar questões de licenças e prazos.

 

O secretário explicou que para atrair investimentos de fora, a prefeitura oferece alguns incentivos, que vão depender do ramo de atuação e das necessidades impostas pela empresa. Normalmente estão direcionados a isenção do IPTU, que é um tributo municipal, disposto nas leis de incentivo, ou requisição de área.

 

Salientou que a área sendo pública tem que passar por um processo de licitação porque a concorrência é necessária. Mas para ramos específicos, inovadores e que não tenham nada parecido na região, a prefeitura pode ofertar a área de forma direta à empresa, como foi feito com a Manitowoc que não tinha nenhuma concorrência nem mesmo no país.

 

Já para a manutenção das atividades ou expansão de empresas locais, o Executivo pode realizar serviços de terraplanagem, asfaltamento e melhoria de infraestrutura interna dos negócios, facilitar processos de licenciamento ambiental e agilizar trâmites de processos administrativos, como aprovação de projetos e obras.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você costuma procurar emergência hospitalar quando tem problema de saúde repentino?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas