Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cidade

Publicada em: 21/04/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Comerciários votam por fechamento de lojas em sete feriados e atrapalham planos da Havan

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Comerciários votam por fechamento de lojas em sete feriados e atrapalham planos da Havan

O Sindicato dos Comerciários de Passo Fundo realizou na noite da última quinta-feira (19) assembleia geral. Com a presença de 180 comerciários foi aprovado o calendário que determina o fechamento do comércio e varejo em sete feriados. São eles: Revolução Farroupilha, Finados, Natal, Confraternização Universal, Trabalhador, Páscoa, Sexta-feira Santa. Também foi aprovada uma folga durante o feriadão de Carnaval. Isso significa que em oito datas as lojas, inclusive as localizadas em shoppings, não poderão abrir com mão de obra de funcionários. Esse calendário já vinha sendo praticado em anos anteriores.

 

De acordo com o presidente do sindicato, Tarciel da Silva, a decisão da assembleia é soberana e qualquer empresa que deseja se instalar na cidade deve respeitar esse calendário. A medida atinge principalmente os planos da Rede Havan, que funciona em quase todos os dias do ano, com exceção dos feriados de Natal, Ano Novo e Dia do Trabalhador. A abertura da megaloja nos sábados, domingos e feriados foi um dos requisitos para que a empresa escolhesse Passo Fundo para o seu empreendimento. Existe uma lei municipal que autoriza o funcionamento dos estabelecimentos em todas as datas, no entanto, o acordo coletivo sindical é decisivo.

 

Tarciel disse que o sindicato não vai fazer acordo separado para liberar mais feriados para a Havan, isso abriria precedentes para outras companhias. Salientou que há grandes redes na cidade, com muito mais funcionários que a Havan, e que cumprem esse calendário sem problemas.

 

O advogado da Rede Havan, José Mello de Freitas, informou à Rádio Uirapuru que seguirá com as negociações com o Sindicato dos Comerciários. Segundo ele, a decisão tomada na quinta-feira abrange o comércio em geral, mas ainda é possível debater a proposta da Havan em separado. Freitas ressaltou que já foram apresentadas duas propostas para a categoria. Na próxima semana está prevista a vinda de diretores da Rede à cidade para uma reunião com o Sindilojas.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Segunda-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo

Você acha que os presos devem pagar suas despesas na cadeia?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas