Ação integrada da Prefeitura busca recuperar Largo da Literatura

Créditos: Alex Borgmann

Conhecida como Largo da Literatura, a Praça Armando Sbeghen recebeu nesta quarta-feira (06) uma ação conjunta de três secretarias municipais: Serviços Gerais, Cidadania e Assistência Social e Segurança Pública. O objetivo do trabalho foi recuperar o local, fazendo a limpeza dos espaços e a abordagem de pessoas em situação de rua que acabam utilizando a praça de forma inadequada. A ação contou com o apoio da Brigada Militar.

A praça abriga a Árvore das Letras e dois túneis da literatura, além do Monumento aos Tropeiros (numa alusão à origem do nome Passo Fundo) e um quiosque. A Secretaria de Serviços Gerais realizou a limpeza, com retirada de arbustos e de lixo, poda e pintura. Os túneis da literatura foram lavados e o lixo que se acumulava próximo ao Rio Passo Fundo foi retirado. A Prefeitura analisa alternativas para melhorar a estrutura e incentivar a ocupação do local.

Na mesma ação, equipes do Centro Pop e do setor de abordagem da Secretaria de Assistência Social deram sequência ao processo de identificar pessoas em situação de rua e convidá-las para aderirem aos serviços do Município. Conforme a secretária-adjunta de Assistência Social, Elenir Chapuis, esse trabalho é realizado de forma contínua, porém depende da concordância das pessoas em participarem da rede de atendimento. “Em todas as abordagens, as equipes se deparam com diferentes realidades, pessoas em conflito com a lei, dependentes de álcool e drogas, com dificuldade de aceitar tratamento. Enfim, é um trabalho feito com toda a responsabilidade para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social e contribuir para que os espaços públicos sejam ocupados de forma adequada”, destacou Elenir.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Notícias Recomendadas