Corsan oferece descontos em tarifa e pede adesão da população para tratamento do esgoto

Créditos: Rádio Uirapuru

A Corsan de Passo Fundo está trabalhando de forma intensa para tratar, até 2021, cerca de 50% do esgoto de Passo Fundo. Para isso o órgão está com a campanha “Faça sua parte, ligue-se à rede de esgoto”. Passo Fundo tem cerca de 10 mil residências que possuem a rede de esgoto passando na rua, mas não estão ligadas a essa rede. Estas casas que serão notificadas e, a partir de março, começará a cobrança de taxa pela disponibilidade da rede.

Em entrevista na Uirapuru, o superintende regional da Corsan, Aldomir Santi, explicou que em menos de 60 dias estas residências receberão uma notificação da Corsan para fazerem a ligação do esgoto na rede. A ligação não é obrigatória, mas após 30 dias desta notificação será cobrado o dobro da tarifa de esgoto, que hoje está em R$ 3,67 por metro cúbico. O esgoto gerado é calculado pela água consumida na residência. Santi destacou que como medida de incentivo a Corsan está oferecendo uma série de subsídios.

Quem fazer a ligação da rede e for até a Corsan para comunicar, após a comprovação da ligação terá 75% de desconto na tarifa e carência de seis meses. De 31 a 60 dias após a notificação o desconto será de 50% e a carência de 3 meses. O valor arrecadado com as tarifas vai para um fundo especial que custeará a ligação para moradores com descontos sociais. Santi destacou que além da preservação ambiental, ligar o esgoto residencial à rede municipal vai valorizar o imóvel e facilitar investimentos da Corsan em novas obras para o abastecimento de água.

As residências que devem ligar a rede de esgoto ao sistema da Corsan estão localizadas nos mais diversos bairros de Passo Fundo, como Centro, Fátima, Annes, Vergueiro, Petrópolis, São José, entre outros. Também exite outra parte da cidade, que está com uma rede nova de esgoto nos bairros Rodrigues, Cruzeiro, Vila Nova e Santa Maria.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Notícias Recomendadas