Definido cronograma de oficinas temáticas do novo Plano Diretor

Créditos: Gabriel Nunes/Rádio Uirapuru

A ocupação territorial de Passo Fundo está em discussão mais uma vez. A quarta edição na história do município do plano diretor já passou pela etapa de diagnóstico e chega agora na etapa das oficinas propositivas temáticas. Serão 11 ao todo, abrangendo áreas como desenvolvimento econômico, meio ambiente, mobilidade, espaços públicos, entre outras. O cronograma começa no dia 18 de fevereiro e se estende até 21 de fevereiro. As oficinas são abertas a participação da comunidade. O plano é um instrumento de planejamento municipal. É uma lei que define as diretrizes de ocupação do município, buscando garantir que o interesse coletivo prevaleça sobre os interesses individuais. A primeira edição ocorreu em 1957, depois ocorreram revisões em 1974 e em 2006. Está será a terceira modificação.

Durante o programa Uirapuru Ecologia, apresentado sábado pelo geólogo Luiz Paulo Fragomeni, a professora de planejamento urbano da UPF, arquiteta Rosa Kalil, explicou que esse instrumento é fundamental para o futuro da cidade. Segundo ela, após a fase de diagnóstico, agora inicia o debate das proposições que vão servir de base para a elaboração de projetos a serem executados futuramente. Cita a importância das pessoas entenderem como ocorre o processo de construção do Plano Diretor para que possam dar a sua contribuição e ajudar a planejar como a cidade vai se desenvolver nos próximos anos.

A primeira série de oficinas, no dia 18 de fevereiro, será na IMED, onde a temática será: desenvolvimento econômico e inovação; mobilidade sustentável- transporte motorizado. O cronograma completo pode ser conferido no site radiouirapuru.com.br.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Notícias Recomendadas