Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Clima

Publicada em: 22/09/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Agrometeorologista aponta primavera marcada por temperaturas elevadas e com menos chuvas no norte do Estado

Rádio Uirapuru
Créditos: Rádio Uirapuru
Agrometeorologista aponta primavera marcada por temperaturas elevadas e com menos chuvas no norte do Estado

O inverno encerra hoje, 22 de setembro,  com o início da primavera, estação que segue até o dia 21 de dezembro. Segundo o agrometeorologista da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha, nesse ano a primavera será um pouco mais seca do que costumeiramente é no Norte do Estado.

 

Mas, por ser uma estação de transição, pode apresentar eventos climáticos contrastantes, que são característicos dessa época, como temporais, vendavais e granizos. Para a Defesa Civil, a primavera é a estação com mais problemas.

 

No entanto, Cunha esclarece que, em função de não termos registrado até o momento nenhum evento climático extremo, a exemplo do El Niño e da La Niña, a expectativa é de que a primavera fique dentro dos padrões, só que com menos chuvas do que o normal.

 

Explicou que a variabilidade climática será influenciada muito pelas condições do Oceano Atlântico, na Costa da Região Sul, que no momento não favorecem o aporte de umidade para o continente. Desta forma, o que se verifica é uma redução de chuvas e temperaturas mais elevadas, tendência que pode permanecer, pelo menos, até novembro.

 

O agrometeorologista destacou que as lavouras de inverno, que estão no campo no momento, trigo e cevada, não deverão ter maiores comprometimentos. Mas há muita incerteza no cultivo de verão, milho e soja.

 

Ainda não se tem perspectiva de clima para a safra 2017/2018, vai depender muito da distribuição e da quantidade de chuvas. Nos últimos anos as condições de clima foram boas para as lavouras de verão.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que existe fórmula para educar uma criança?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas