Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Clima

Publicada em: 23/02/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Chuva dos últimos dias ameniza situação da região

Rádio Uirapuru
Créditos: Glenda Vívian
Chuva dos últimos dias ameniza situação da região

Depois de vários dias sem dar as caras, a chuva voltou a aparecer na região de Passo Fundo entre o último domingo e início da segunda-feira (18 e 19) e seguiu até a quarta-feira (21). Neste período, o acumulado de chuva foi de 50,4 milímetros, de acordo com Aldemir Pasinato, do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Trigo. A maior quantidade de chuva foi na terça-feira (20), quando o acumulado ficou em 23,6 milímetros.

 

Apesar da grande quantidade registrada nos últimos dias, fevereiro ainda está abaixo da média, e deve se encerrar dessa forma. Até agora, segundo Pasinato, foram 60,4 milímetros no mês, o que representa apenas 36% da normal climatológica para fevereiro, que é de 165 milímetros.

 

E o tempo deve seguir firma nos próximos dias. A previsão do Laboratório para a sexta-feira (22) e final de semana é de céu claro a parcialmente nublado e temperaturas mínimas não baixando dos 15ºC. As máximas devem ficar próximas dos 27ºC, especialmente no sábado e no domingo.

 

Retomada das chuvas deve ser gradual

O mês de março deve registrar a retomada gradual no volume de chuvas no Rio Grande do Sul. A previsão foi apresentada pela Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). Segundo a meteorologista Cátia Valente, a expectativa é de que o fenômeno La Niña, que atingiu o estado e provocou estiagem, perca força.

 

Cátia afirma, no entanto, que o volume de água deve ser insuficiente para recuperar os níveis dos rios. “A tendência é de que a primeira metade do outono seja de chuvas dentro da média, o que ainda pode manter um déficit nos volumes de chuva no RS”, alerta.

 

Entre os principais danos causados pela redução das chuvas está a estiagem na Metade Sul, o que dificulta a irrigação de lavouras. “Observa-se o declínio do nível dos rios no estado, sobretudo na Região Sul, desde o mês de dezembro. Mesmo os eventos de chuva, por vezes temporais, não foram suficientes para a manutenção dos níveis”, analisa a hidróloga da Sala de Situação, Marcela Nectoux.

 

Na Região Metropolitana, a redução dos níveis dos rios, associada ao calor, contribui para a proliferação de algas, que causam alterações no gosto e no odor da água consumida pela população. Conforme Marcela, a retomada das chuvas deve amenizar os problemas. “A previsão é de que os rios voltem a registrar níveis em elevação a partir de março”, afirma.

 

Alguns municípios estão em situação de emergência

 

O Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (21) trouxe a homologação da Situação de Emergência de Canguçu, Cerro Grande do Sul, Arroio do Padre e São Jerônimo. Os quatro municípios passaram por adversidades meteorológicas (estiagem) no começo de fevereiro, o que causou danos nas áreas rural e urbana. Com a homologação pelo governo do Estado, os municípios têm acesso a uma série de benefícios relativos à ajuda humanitária – o que auxilia no processo de reestruturação.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Fora do AR

com Lagoa, Lucas Brasil, Valdir Mello, Márcio e Chorão

Segunda-Feira

das 13:30 às 14:30

ouça ao vivo

Você acha que Passo Fundo é uma cidade segura?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas