Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Ieda Almeida

  • Terça-Feira, 10/01/2017

    Táticas

    Os bons guerreiros  de antigamente primeiro se colocaram fora da possibilidade de derrota e depois esperaram a oportunidade de derrotar o inimigo.

     

    A garantia de você não ser derrotado está em suas mãos, já a oportunidade de derrotar o inimigo é fornecida por ele mesmo. Vem daí o ditado: pode-se saber como conquistar sem ter a capacidade de fazê-lo.



    A garantia contra a derrota implica táticas defensivas; a capacidade de derrotar o inimigo significa tomar a ofensiva. Manter-se na defensiva indica força insuficiente; atacar, uma superabundância de força.


    O general hábil na defesa esconde-se nos recessos mais secretos da terra; o hábil em atacar o faz como um relâmpago, das maiores alturas do céu. De um lado temos a capacidade de nos proteger; do outro, de obter uma vitória completa.



    Ver a vitória apenas quando ela está ao alcance da vista da ralé não é o máximo da superioridade. O verdadeiro mérito é planejar secretamente, deslocar-se como réptil, frustrar as intenções do inimigo e impedir seus planos.

     

    Afinal, erguer um fio de cabelo grisalho não é sinal de grande força; ver o sol e a lua não é sinal de olhar acurado; ouvir o ruído do trovão não é sinal de ouvido apurado.
    O guerreiro vence os combates não cometendo erros.



    Não cometer erros é o que dá a certeza da vitória, pois
    significa conquistar um inimigo já derrotado.


    (trecho de "A Arte da Guerra", de Sun Tzu)

  • Segunda-Feira, 09/01/2017

    Percepção e Atitude

    O que é difícil? O que é fácil? É apenas uma questão de percepção e atitude.


    Seja qual for o trabalho a ser feito ou a tarefa a ser realizada, encare-os como um compromisso com a excelência. Em geral, isso só requer um esforço um pouco maior do que você normalmente faria.



    Quando você está apenas fazendo um trabalho, este pode ser tedioso e difícil. No entanto, quando você o faz com excelência, mesmo que o esforço seja maior, ele não parece tão difícil. De fato, o que com freqüência torna o trabalho difícil é a relutância em fazê-lo.


    Quando você encara seu trabalho como uma oportunidade de alcançar a excelência, ele se torna mais do que apenas um trabalho. Seja qual for a tarefa, ela é uma oportunidade para você se expressar e dar o seu melhor.



    O fato é que existe trabalho a ser feito. E você tem uma escolha: pode encará-lo como uma irritação, e atormentar-se enquanto o faz, ou enxergá-lo como uma oportunidade de alcançar a excelência e sentir a satisfação de ter criado algo valioso.

  • Sexta-Feira, 06/01/2017

    O mistério do abraço

    Dizem os orientais que, quando abraçamos uma pessoa querida a quem amamos, devemos fazer da seguinte forma: inspirando e expirando três vezes, e aí sua felicidade se multiplicará pelo menos dez vezes.

    O efeito terapêutico do abraço é inegável. Diante disso não podemos esperar para abraçarmos a quem queremos bem.

    Se você estiver sentindo um vazio interior, tente abraçar o seu amigo (a), deslizando delicadamente a mão sobre as costas dele (a), para que o possa sentir junto a você.

    Nos momentos de dor ou de alegria é que vemos o bem que um grande e demorado abraço nos causa.

    Pelo abraço, transmitimos emoções, recebemos carinho, trocamos afeto, compartilhamos alegria, amenizamos dores, demonstramos amizade, doamos amor, expressamos nossa humanidade.


    É tempo de enlaçarmos nossos braços num terno, profundo e afetuoso abraço.


    Luiz Maia

  • Quinta-Feira, 05/01/2017

    Abra seus olhos

    Não estaria você vivendo no Paraíso, sem perceber? Não estariam as frutas maduras e suculentas, prontas para serem colhidas, enquanto você continua a cavar o solo em busca de frutos amargos?



    Não estaria você andando por ruas abarrotadas de diamantes sem sequer notá-los, quanto menos pegá-los?



    Não estaria você ignorando diariamente oportunidades de ouro, nos poucos momentos que passa fora da confortável prisão que construiu para sua vida?



    Os muros que o separam da plena satisfação não teriam sido construídos por você mesmo?



    Existe ouro a ser garimpado em cada momento. Existe alegria a ser sentida em cada amizade. Existe um tesouro a ser descoberto em cada problema. Abra seus olhos.



    Abra seu coração. Olhe em volta, de verdade, e veja o mundo maravilhoso em que poderia estar vivendo, se você quisesse.

  • Quarta-Feira, 04/01/2017

    Contrastes

    A vida é feita de contrastes, tipo imagem no espelho  onde vemos tudo ao contrário: quem mais amamos não nos ama, e quem nem imaginamos suspira por nós.



    Sonhamos com um curso e fazemos outro, queremos uma viagem e ela nunca acontece, criamos quadros de felicidade, que desmoronam sozinhos com a dura realidade,  e nos perguntamos sempre: por quê?



    Nem sempre encontramos o mar que desejamos, se queremos navegar, queremos o mar sereno, se queremos surfar, rezamos pelas ondas altas, e se vamos pescar, preferimos calmaria, como agradar tanta gente e tantos sonhos?



    Através dos contrastes, a vida vai ensinando, que até o ódio é uma forma contrária de amar, que a nossa tristeza é sempre passageira, que à alegria sim, é a nossa companheira, e que se um sonho é destruído,  outro deve ser colocado em seu lugar



    Por tantos contrastes, podemos dizer: "aprendemos com a dor a valorizar ainda mais, as conquistas que a vida proporciona, com fé, esperança e amor."

     

    www.rivalcir.com.br

Pesquisar artigos anteriores

Você acha que a fiscalização deve ser rigorosa contra o comércio informal em Passo Fundo?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas