Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Ieda Almeida

  • Sexta-Feira, 05/01/2018

    A vida é um sopro e precisamos saber vivê-la

    A vida é um sopro divino, nada deves ausentar. Expõe a tua alma, assim como o viajante leva na mochila somente o necessário, sem exceder-se. Mostra a sua verdadeira face, pois assim como existirão os que te molestem, para a sua alma existirá quem te reconheça. E nessa dança bonita e esculpida pelos artefatos da realidade, seguiremos fortuitos sem nos permitir a arte descabida da desilusão.

     

    Mascarar a essência, dissipar as nuvens negras, fugir dos descasos e descaminhos emaranhados pelo tempo, são rotatividades que asseguram-nos vivermos sob os guarda-sóis escondidos desse insidioso momento. No entanto, será que isso é realmente possível? Será que conseguiremos nos esconder dos raios solares o tempo inteiro?

     

    Sabemos que eles estarão lá ao meio dia, então é sabido também que poderemos evitá-los nesse horário se desejarmos nos prevenir das queimaduras que possivelmente nos deixariam em temperaturas elevadas. Sabendo disso, é importante que saibamos ponderar e avaliar em que horário poderemos tomar um banho de sol proveitoso que só nos trará benefícios.

     

    A vida é um sopro. Como você está vivendo?

     

    Os fatos mencionados no início do texto, como mascararmos a essência, dissiparmos as nuvens negras, e fugirmos dos descaminhos desse tempo, são coisas que poderemos fazer em alguns casos, já em outros, sabemos que isso não será recomendável.

     

    O que temos de mais valoroso em nós é aquilo que guardamos no interior de cada demanda que lubrifica as teias de nossa integridade.

     

    Nossa “fortuna” interior é algo de uma riqueza imensurável. Não podemos simplesmente deixar isso pra lá, colocando pra escanteio algo que é de singular importância tanto para mim, quanto para você.

     

    Às vezes fazemos isso simplesmente para nos proteger do mundo externo, como se fosse possível ocultar o que está por trás das sombras de nossos olhos. Está tudo ali, escancarado para quem tiver um olhar atento e um pouco mais demorado. Os olhos são o espelho da alma, sendo assim, colocar cortinas só nos trará aborrecimentos. Mas afinal, do que temos medo? Será que temos medo de sermos descobertos em nossa graciosidade interna? Acredite que a beleza é fundamental para que os seus “tico e teco” funcionem corretamente. Seria relevante refletirmos sobre o que afinal seria essa beleza que tanto insiste em nos colocar à mesa?

     

    Uma boa análise sobre esse teorema nos diz que o belo seria tudo aquilo que não agride e que não nos furta de nós mesmos. A beleza é importante para que a nossa referência seja demonstrada ao oportuno mundo externo. Sejamos transparentes, sejamos amáveis, e sejamos receptividade. Ao ocultarmos a nossa sombra, saibamos que não nos faremos mais interessantes, ao contrário, é demonstrando as nossas fraquezas que nos mostraremos imbatíveis perante os demais.

     

    Todos nós temos algo feio a ocultar

     

    Todos nós temos, em nossa personalidade, algo que um dia nos envergonhamos de fazer-se enxergar diante de outras combatividades. Saibamos dissipar as nuvens embaçadas, para que possamos enxergar com mais nitidez. Entretanto, permanecermos nesse ambiente só nos trará dores de cabeça constantes.

     

    É sábio sabermos separar o joio do trigo. É sábio sabermos que por trás de cada nuvem negra, o sol estará lá, esperando para retornar esplendorosamente para todos nós.

     

    Através da contrariedade de permanecermos escondidos em guarda sóis que ainda assim optariam por nos queimar a pele, é importante que saibamos nos resguardar de outras formas também. E então você me pergunta, que formas seriam essas? É simples. Devemos saber que é preciso usarmos filtros e protetores solares, e fazermos uso de roupas adequadas em todas as estações.

     

    No frio a pele queima, no calor a boca resseca, em temperaturas amenas podemos nos sentir um pouco mais protegidos. Assim é a vida. Ela é feita de tempestades, de sóis ardentes, e de frios congelantes.

     

    É fundamental sabermos nos preparar bem para todas as estações que abrigarão as nossas vestimentas. Mas nunca se furte da vida, faça chuva ou faça sol, é fundamental que você contribua de alguma forma com as esferas sociais em que estamos inseridos, colocando o valor que só nos fará prevalecer e sobreviver diante de quaisquer arbitrariedades que muitas vezes nos pegam de jeito, insistindo em nos passar infinitas rasteiras.

     

    O sol é a bússola, o céu é medidor de felicidade, quando tudo em nós parece ruir. Saiba que, quando você procura por fulano ou por beltrano, você está indo em busca de sol, de chuva ou de uma bela tempestade. Saiba se preservar, se preciso for. Acautele-se, cultive o amor resplandescente que vibra latente dentro do seu coração. As pessoas são céu ou inferno, sabedoria ou estupidez, inteligência ou falta de perspicácia.

     

    Afaste-se do que lhe faz mal, sendo assim estará devidamente protegido. A vida sempre te defenderá, pois o divino que habita em ti é sempre mais forte. Devemos nos precaver através da arte de cultivar a temperança que trará o universo que perfaz a intimidade da lua harmoniosa que brinca com todos os céus. A poesia vibra o universo reconfortante que abriga o interior de cada um de nós.

     

    *Resiliência Humana 

  • Quinta-Feira, 04/01/2018

    As sementes

    Um rapaz entrou numa Loja e viu um senhor no balcão.


    Maravilhado com a beleza do lugar, perguntou:


    - Senhor, o que se vende aqui?


    - Os dons de Deus. Respondeu-lhe o senhor.


    - Quanto custam? - voltou a perguntar.


    - Não custam nada. Aqui tudo é de graça!


    O rapaz contemplou a Loja e viu que haviam jarros de amor, vidros de fé, pacotes de esperança, caixinhas da salvação, muita sabedoria, fardos de perdão, pacotes grandes de paz e muitos outros dons.


    O rapaz, maravilhado com tudo aquilo, pediu:


    - Por favor, quero o maior jarro de amor, todos os fardos de perdão e um vidro grande de fé, para mim, meus amigos e família.
    Então o senhor preparou tudo e entregou-lhe um pequeno embrulho que cabia na palma da sua mão.


    Incrédulo, o rapaz disse:


    - Mas como pode estar aqui tudo o que pedi?


    Sorrindo, o gentil senhor lhe respondeu:


    - Meu respeitável Irmão, na Loja de Deus não vendemos frutos! Só Sementes!! Plante-as!!!

  • Quarta-Feira, 03/01/2018

    Saiba por que ser otimista faz bem à sua saúde

    A medicina e a ciência já comprovaram que uma visão positiva da vida pode proporcionar diversos benefícios à saúde. Por isso, é importante que sejamos mais otimistas.

     

    Altos níveis de otimismo proporcionam mais felicidade e combatem a tão temida depressão, que cada vez mais atinge milhões de pessoas ao redor do mundo. Além disso, estudos também indicam que o otimismo prolonga a vida.

     

    Os efeitos do pensamento positivo vão além disso. Ter uma abordagem otimista geralmente faz com que as pessoas enfrentem situações desafiadoras com mais facilidade, e assim conseguem obter resultados mais positivos frente a adversidades.

     

    Os efeitos do otimismo no organismo

     

    Pessoas otimistas tendem a exercer mais esforços. Elas estão mais dispostas a fazer uma nova tentativa, ou continuar trabalhando até encontrar uma solução.

     

    Já os pessimistas, por outro lado, desistem facilmente. Um estudo publicado em 2015 mostrou que pessoas otimistas são bem menos estressadas e, dessa foram, têm níveis muito menores de cortisol, o chamado hormônio do estresse.

     

    Níveis elevados de cortisol podem causar inflamações, que estão associados a diversos problemas de saúde mais graves, que vão da depressão ao câncer. Por isso, ter uma atitude positiva perante a vida faz bem à saúde.

     

    Então, como proceder? Comece por se concentrar em um futuro distante, pensando nos melhores resultados possíveis de sua vida em geral, na vida social, carreira, relacionamento etc.

     

    Sente-se e, durante 20 minutos, escreva detalhadamente sobre esses resultados felizes – como seria sua vida, quais metas você teria encontrado e como se sentiria em relação a si mesmo.

     

    Então, passe apenas cinco minutos por dia imaginando que você conseguiu tudo o que escreveu. Tente imaginar como sua vida pareceria se todas aquelas coisas se tornassem realidade. Faça isso e veja seus níveis de otimismo dispararem.

     

    Resiliência Humana

  • Terça-Feira, 02/01/2018

    Ser feliz e o seu poder

    Sentir decepção, desilusão, faz parte da vida. Nem sempre a realidade corresponde com aquilo que sonhamos. E muitas vezes, a vida que vivemos não é a vida a que aspiramos. Mas essa é a mágica de viver!

     

    A vida acontece de forma inesperada, e nada adianta planejar cada milímetro dela. Mas isso não é mau. Superada a desilusão, a decepção com a realidade, com as pessoas que nos feriram, você vai descobrir que afinal a vida que está vivendo, é a vida que sempre quis.

     

    Mas se não é assim, e se a sua realidade não é a que quer para si, mude! Você tem esse poder, identifique o que pode ser mudado e faça por isso, tudo o demais que foge ao seu controle, tente aceitar e descobrir o lado bom.

     

    Ser feliz está em seu poder, é tudo uma questão de como enxerga a sua realidade!

  • Segunda-Feira, 01/01/2018

    Que neste 2018 Deus siga sendo minha fonte de luz e inspiração!

    Nesse início de ano quero dizer que Deus é minha fonte de luz e inspiração e que tudo que preciso atravessar, atravessarei com fé, sem jamais me esquecer de que sou um aprendiz do tempo e que minha missão foi escolhida por mim. Que onde estou é necessário para meus reajustes passados e que nada é por acaso.

     

    Então, já que aqui permaneço humildemente agradecendo esse ano que passou, gostaria que aí do alto, onde tudo acontece, gostaria de pedir que todo mal se afaste, que o bem se aprimore e que eu jamais perca a confiança naquilo que sou.

     

    Porque o que sou é o que torna minha existência humana e não materialista.

     

    Obrigada por tudo mesmo, por cada puxão de orelha, por cada tombo, cada pequeno milagre que se fez em mim.

     

    Posso garantir que com o passar dos anos muito aprendo, inclusive a colocar um sorriso no rosto, por mais que algumas coisas ainda me sufoquem um pouco. Mas libertação é algo maravilhoso quando a gente aprende a ser mais feliz.

     

    Então, que me perdoem as cópias mal feitas mas vou continuar sendo original, vou continuar sendo quem eu quiser, dentro dos meus princípios de justiça e gratidão.

     

    Vou dizer que sinto muito, se precisar; vou dizer que sim, se for bom; vou dizer que não, se for pra manter minha casa em ordem por mais que minha desordem seja interna.

     

    O caos é meu, assim como cada particularidade da minha personalidade.

     

    Vou sair sim, vestida de fé, cativando um olhar sincero, cativando um modo menos doido de prosseguir.

     

    Claro que não sei o que será amanhã, mas se eu souber me conduzir melhor hoje, com certeza, tudo proverá e, quem sabe, multiplicar-se-á em benesses e amor.

     

    Porque gentileza gera gentileza, respeito gera respeito e assim por diante.

     

    Eu já passei muita coisa e não gosto de lembrar de muitas delas. Mas, com certeza, foi necessário e eu sigo me aconselhando com o divino. Pois confiança é aquilo que a gente abraça como verdade e não esconde de ninguém. A minha está NELE, sempre!

     

    Quem compreende o sentido de uma folha caindo, com certeza entenderá que a vida é feita de sinais, intuições, leitura espiritual, reforma íntima e humildade.

     

    A cada um suas obras. A cada um o que for preciso avaliar e reavaliar durante sua trajetória.
    Eu agradeço à minha.

     

    Obrigada pela força que chega sem avisar, pela luz que adentra a janela da alma e pelos sons divinos que me tocam com mais profundidade e percepção, humanizando meu caminho.

Pesquisar artigos anteriores

As leis precisam ser mais rigorosas para acabar com acidentes trágicos, muitas vezes provocados por motoristas bêbados?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas