Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Valdir Mello

  • Quinta-Feira, 25/05/2017

    Trocas de uniformes escolar já ocorrem no quartel da Brigada Militar na Avenida Presidente Vargas

    A Prefeitura de Passo Fundo finalizou em abril a entrega da nova coleção dos uniformes escolares, com peças de verão e de inverno. Aproximadamente 16 mil alunos das 70 escolas de educação infantil e de ensino fundamental do município foram beneficiados. Foram confeccionadas mais de 170 mil peças, sendo que cada kit possui nove. Os pais ou responsáveis que precisarem fazer trocas, já podem procurar a Central de Trocas do Uniforme Escolar, que fica no Quartel da Brigada Militar, na Avenida Presidente Vargas. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h. É necessária a apresentação de um documento de identificação com foto. No local são realizadas apenas as substituições das peças devido a numeração errada e defeitos de confecção. Os pais que tiverem filhos com necessidades especiais e precisarem reforçar o kit também pode fazer a solicitação. O secretário municipal de Educação, Edemilson Brandão,destacaque o uniforme escolarnão é apenas umaroupa, ele traz um conceito mais amplo. É umelemento de equidade, que faz com que as crianças se sintam iguais no ambienteescolar, facilita o controle e a mobilidade dos alunos em espaços públicos e ajuda as famílias a economizarem. O secretário ressalta que o principal é que o estudante se sinta orgulhoso de fazer parte da rede pública de ensino. A ideia é elevar a autoestima dos alunos para que eles tenham condições de participar de um processo educativo em igualdade.

  • Quarta-Feira, 24/05/2017

    Concurso vai escolher fotos que serão cartão postal e símbolo de Passo Fundo

    Passo Fundo completa 160 anos em agosto, sendo que, assim como a cidade, muita coisa mudou também na fotografia. Se no passado a atividade era restrita a profissionais, que faziam grandes investimentos em equipamentos, hoje os registros fotográficos são mais fáceis e comuns na vida das pessoas. É através também da fotografia que a história da cidade é preservada. No aniversário de 160 anos do município, a proposta é captar essa memória e valorizar os cenários que fazem parte dessa história. A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cultura, dará início no dia 1º de junho ao concurso fotográfico Click 160. O concurso tem como objetivo escolher 20 fotografias que serão transformadas em cartões-postais oficiais da cidade. Com o tema “Passo Fundo – 160 Anos”, as fotos poderão ser variadas, abrangendo todos os bens culturais de natureza material e imaterial do município. As inscrições ficarão abertas de 01º de junho a 01º de agosto de 2017 e as fotos escolhidas serão divulgadas em 1º de setembro, sendo que vão fazer parte dos cartões-postais da cidade e representações de publicidade. As fotos devem seguir algumas exigências e serão enviadas para o e-mail: click160@pmpf.rs.gov.br. Será disponibilizada apenas uma inscrição por participante com até três fotografias inéditas, ou seja, que não tenham nunca antes sido publicadas em meio impresso ou eletrônico. Junto às fotos, deverão ser anexados os seguintes documentos: ficha de Identificação completa (anexo I) e Termo de Cessão de Direitos Autorias (anexo II), disponibilizados no edital. O título do e-mail deverá conter a palavra “Inscrição”. Em entrevista na Uirapuru, o secretário municipal de Cultura, Pedro Almeida, afirmou que o concurso é voltado para fotógrafos amadores e profissionais, que vão ter como inspiração uma nova imagem de Passo Fundo, que conta com espaços públicos revitalizados. Dúvidas serão esclarecidas na Secretaria de Cultura pelo telefone 3312-1423 ou pelo e-mail cultura@pmpf.rs.gov.br.

     

  • Segunda-Feira, 22/05/2017

    Última semana: cobertura da Campanha de Vacinação contra a gripe chega a 75% em Passo Fundo

    Iniciada no dia 17 de abril a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1 em Passo Fundo já ultrapassou o índice de 75% das pessoas, incluídas no grupo de risco da doença vacinadas. De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, o total de doses aplicadas é de 47.745. Fazem parte desse quadro: portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; professores de escolas públicas e privadas; adolescentes sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A prefeitura tem meta de vacinar 90% dentro do grupo, o que representa aproximadamente 68 mil doses. A secretária-adjunta de saúde faz um apelo para que principalmente crianças e gestantes compareçam aos postos de vacinação para serem imunizadas, já que são os grupos com o menor índice até agora. A Campanha de Vacinação encerra oficialmente na próxima sexta-feira (26) e a Secretaria Estadual da Saúde não sinalizou com uma prorrogação do prazo. Somente após atingida a meta em todos os grupos é que, em caso de vacinas sobrando, doses serão disponibilizadas para a população em geral.

  • Sábado, 20/05/2017

    Prefeitura publica decreto que exige autorização da Codepas para comerciantes ambulantes estacionarem na área azul

    Foi publicado  pela Prefeitura Municipal um decreto, assinado pelo prefeito Luciano Azevedo, que regulamenta itens referentes a Lei do Estacionamento Rotativo em Passo Fundo. Entre as definições, consta que agora motos estacionadas em locais não delimitados na área azul serão multadas. O tempo máximo para permanência para todos os veículos continua de 2 horas. Um destaque ficará para os vendedores ambulantes que ocuparem o estacionamento da área azul com um veículo. Estes vendedores precisarão de uma autorização concedida pela CODEPAS, que faz o controle do estacionamento. As motos devem ficar estacionadas na vaga destinada para estes veículos, sendo que se estiverem em outro local eles precisam de um ticket de estacionamento ou serão então multadas. O secretário municipal de Segurança Pública, Coronel João Darci Gonçalves da Rosa, explicou que as vagas individuais para cada veículo serão demarcadas, sendo que quem estacionar fora delas, ocupando mais espaço, poderão ser autuados pelos fiscais. Também será ampliada a área azul, em locais chamados vácuos, próximo de onde a área azul já existe. Segue estipulada a tolerância de 10 minutos para colocação do ticket.

     

     

     

     

  • Quinta-Feira, 18/05/2017

    Fórum Sul-Brasileiro de Institutos Históricos começa em Passo Fundo

    Pela força do metal e das mãos dos ferroviários, Passo Fundo conheceu o progresso nas suas primeiras décadas. Foi justamente este progresso, que no final dos anos 70, acabou por praticamente encerrar as viagens de passageiros nas linhas de trem pela cidade, hoje mantidas somente para a carga através da América Latina Logística.  Resgatando a época de ouro das ferrovias, através de fotos e memórias, Passo Fundo recebe a partir de hoje, dia 18, o Fórum Sul-Brasileiro de Institutos Históricos, que terá como tema “Ferrovias, sociedade e memória”.O evento inicia às 18h desta quinta, com credenciamento, no Instituto Histórico de Passo Fundo, que possui entrada pela Avenida Brasil, ao lado do Teatro Múcio de Castro e do Museu Ruth Schneider. A partir das 19h30 acontece a solenidade de abertura e às 20h a conferência de abertura. As atividades seguem na sexta-feira, dia 19, quando a partir das 14h será feita uma mesa redonda com o tema das ferrovias, seu patrimônio e perspectivas. Durante a noite mais debates acontecem e o evento encerra no sábado, às 9h. Todas as atividades são abertas para a comunidade gratuitamente, que poderá também conferir registros históricos em fotografias. Em entrevista na Uirapuru, o presidente do Instituto Histórico de Passo Fundo, Fernando Miranda, explicou que através da ferrovia a cidade recebeu cultura, tecnologia, novos moradores e também esporte. Foi de trem que chegou aqui o futebol profissional, depois enraizado na cidade e no interior do Estado. Para o presidente, é preciso relembrar a importância deste meio de transporte para a cidade e respeitar os esforços de quem dedicou a sua vida para transportar não só pessoas ou cargas, mas progresso.

Pesquisar artigos anteriores

O motorista está mais consciente no trânsito?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas