Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Valdir Mello

  • Terça-Feira, 07/08/2018

    Vereadores aprovam projeto que trata da contratação de servidores para o SAMU

    Na ordem do dia da sessão ordinária de Segunda - Feira  na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, havia sido divulgada previamente a votação do parecer final da Comissão Especial de Apoio ao Programa Egrégora. O parecer foi aprovado por unanimidade. Além disso, logo no início da sessão mais dois projetos de autoria do executivo foram inclusos na votação.O primeiro tratava da alteração ao prazo de concessão da área do Aeroclube. O outro projeto também de autoria do Executivo tratava das contratações temporárias de seis técnicos de enfermagem e seis motoristas para atuarem junto ao SAMU. Ambas as matérias foram aprovadas. O orador do Grande Expediente foi o presidente da casa, o vereador Pedro Daneli (PPS), que utilizou do espaço para realizar uma homenagem ao empresário Ulisses Galileu Giacomini. Entre as comunicações de líderes e vereadores os assuntos que mais foram comentados pelos parlamentares foram as eleições e as convenções partidárias que ocorreram no final de semana.

     

     

  • Segunda-Feira, 06/08/2018

    Inicia hoje campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo

    Iniciou  a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Ela vai até o dia 31 de agosto. O objetivo do governo Federal é aumentar a cobertura vacinal e impedir o retorno da poliomielite e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. A poliomelite era considerada erradicada no país desde 1990 e o sarampo desde 2016. Em Passo Fundo as 24 unidades de saúde com salas de vacinação estarão com doses da Vacina Oral Poliomielite VOP, a gotinha, e para sarampo a Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola). A campanha tem como alvo principal crianças de 1 a 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses). A orientação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município é de que todas os menores nessa faixa etária sejam levadas a alguma das unidades, com a carteira de vacinação, para avaliação do profissional da saúde. O dia de mobilização nacional – o chamado dia D – acontecerá no dia 18 de agosto, em um sábado. No caso do sarampo, independentemente da campanha nacional, o Ministério da Saúde disponibiliza duas doses do imunizante para todos até 29 anos de idade e uma dose única para aqueles entre 30 e 49 anos. Para receber a vacina basta ir a unidade de saúde mais próxima e atualizar a caderneta de vacinação.

  • Sábado, 04/08/2018

    Hospital Municipal inicia processo seletivo para contratação de médicos

    Nos últimos dias a Uirapuru recebeu uma série de reclamações sobre a falta de médicos na comunidade em geral. Na ocasião, o município destacou que eles seriam chamados em breve, nos mais diferentes pontos de saúde da cidade. Foi publicado o edital do processo seletivo simplificado para provimento de vagas para a função de médico do Hospital Beneficente Dr. César Santos. A contratação tem caráter temporário e emergencial, prevendo a prestação do serviço no Pronto Atendimento, nas urgências e emergências e demais dependências do hospital. As jornadas de trabalho são de 6, 12, 18, 24, 30, 36 e 42 horas semanais. As inscrições devem ser realizadas pessoalmente pelo candidato ou mediante instrumento de procuração no período de 3 a 17 de agosto de 2018, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, no Setor de Recursos Humanos do Hospital Municipal, que fica na Rua Alcides Moura, 100 – Vila Popular.

     
     
     

  • Sexta-Feira, 03/08/2018

    Reunião formaliza nova direção do Sport Clube Gaúcho

    Foi realizada  na sede da BSBIOS, a reunião que formalizou a nova gestão do Sport Clube Gaúcho. Em uma iniciativa liderada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Alberi Ribeiro e, em comum acordo com o presidente Gilmar Rosso, passaram o cargo para Augusto Ghion Jr., que assume o comando com os vice-presidentes Jerônimo de Paiva Fragomeni e Erasmo Carlos Battistella. Na ocasião, foi realizada uma reunião de transição de matérias administrativas do Clube, a fim de dar andamento ao planejamento de atividades do Gaúcho para o segundo semestre. Falando na Uirapuru o vice-presidente do Gaúcho, Jerônimo de Paiva Fragomeni, destacou o sentimento e responsabilidade que a nova direção do clube terá a partir de agora. De acordo com Fragomeni, as expectativas são as melhores e alguns compromissos junto a federação em Porto Alegre já estão agendados. Os projetos e ideias já começam a ser fomentadas. Fragomeni falou ainda que um dos objetivos e desafios da nova direção é atrair os torcedores para o clube. Em entrevista na Uirapuru, o presidente Augusto Ghion Jr. falou que a principal intenção da nova direção do clube é fazer com que o Gaúcho tenha mais 100 anos gloriosos pela frente. Conforme o presidente, o objetivo é fazer com que o clube cresça ainda mais. Segundo Ghion, a nova diretoria quer colocar o clube no caminho e profissionalizar o Gaúcho. No dia 15 de agosto, o Gaúcho estreará na Copa Wianey Carlet, pelo grupo A, às 15h, na BSBIOS Arena, frente ao Ypiranga, de Erechim. O formato da competição será de fase classificatória, com três grupos regionalizados, os confrontos serão disputados em turno e returno. Os classificados disputarão oitavas, quartas, semifinais e a final, em partidas de ida e volta. A competição classifica os finalistas para a Copa do Brasil e para a série D do Brasileirão 2019.

     

    Confira os Grupos:

     

    Grupo A: Três Passos, São Borja, Gaúcho, Elite, Carazinho, Ypiranga, Soledade e Internacional.

    Grupo B: Nova Prata, Grêmio, Lajeadense, Avenida, Inter-SM e Real Sport Club.

    Grupo C: Pelotas, Aimoré, São José, Cruzeiro, Barra, Bagé e Farroupilha.

  • Quinta-Feira, 02/08/2018

    Campanha de prevenção às hepatites virais segue nesse mês

    O mês dedicado ao combate às hepatites virais, o Julho Amarelo, já encerrou, mas a campanha à prevenção principalmente das hepatites B e C, que tem prevalência no nosso meio e que podem levar a complicações graves como cirrose e câncer do fígado, permanecem. No próximo dia 7 de agosto, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria de Saúde realizará uma atividade especial na Praça Ernesto Tochetto, das 9h às 16h30. No local serão feitas abordagens à população sobre as hepatites virais e distribuição de folders educativos e preservativos, além da realização de testes rápidos. Falando na Uirapuru, a médica gastroenterologista Raquel Scherer de Fraga explicou que, como são doenças assintomáticas, é fundamental a realização de exames de rotina, incluindo os testes de hepatites virais. Destacou que as formas de transmissão das hepatites B e C são muito semelhantes, elas acontecem através da relação sexual desprotegida, contato com materiais contaminados por sangue e transmissão vertical (de mãe para filho durante a gestação ou período perinatal). A Dra. Raquel salientou que existe vacina para a Hepatite B, liberada para todas as pessoas, independente da idade, e para a Hepatite A, que é a menos agressiva das demais por não causar doença crônica. Já a C ainda não possui imunização. A gastroenterologista frisou que a Hepatite B não tem cura, apenas controle. Pessoas que já tiveram hepatite A não deverão apresentar mais a doença, mas as que contraíram a C podem ter reinfecção, por isso a importância dos cuidados.

Pesquisar artigos anteriores

Você acha que a imprudência dos motoristas é a causa dos acidentes na ERS 324, entre Passo Fundo e Marau?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas