Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Valdir Mello

  • Quinta-Feira, 29/06/2017

    Atenção: greve deverá atingir vários setores em Passo Fundo na sexta-feira

    Para esta sexta-feira, dia 30, está marcada mais uma greve geral de nível nacional. As centrais sindicais irão protestar contra as reformas Trabalhista, da Previdência Social e o projeto de Terceirização, todas propostas do governo federal. Em Passo Fundo, vários órgãos e serviços devem aderir à paralisação. O ato terá início às 5h nos portões das empresas de transporte coletivo, onde sindicalistas conversarão com os motoristas e decidir se haverá ou não transporte. A partir das 9h, os trabalhadores vão se reunir na Praça do Teixeirinha, com grande ato, marcado para as 10h e possível caminhada pela Av. Brasil. Na Justiça do Trabalho não haverá atendimento.O Fórum funciona normalmente, com as audiências mantidas, mas somente 30% dos funcionários trabalharão. O Sindicato dos Bancários discute ainda hoje com os Bancos se vão aderir a paralisação.O Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos, apoia a greve, cabe a cada trabalhador aderir ou não. De acordo com o CPERS, as maiores escolas estaduais da cidade devem paralisar, mas a decisão definitiva será hoje. Segundo o Centro Municipal de Professores de Passo Fundo, a maioria das EMEIS e Escolas Municipais de Ensino Fundamental não terão aula. UPF, Imed, Anhanguera, IDEAU, Faculdades João Paulo II, Fasurgs com aulas normalmente. O comércio deve abrir normalmente

  • Quarta-Feira, 28/06/2017

    Compras em dinheiro podem baixar juros do cartão de crédito, avalia presidente do CDL Passo Fundo

    O presidente Michel Temer sancionou a lei que permite aos comerciantes cobrarem preços diferentes para um mesmo produto, dependendo da forma como o cliente paga e do prazo de pagamento. Assim, o comerciante fica autorizado a cobrar um preço de quem paga com cartão e outro de quem paga em dinheiro, por exemplo. A prática, apesar de já ser comum no comércio, era proibida. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, Adriano Sonda, a medida é positiva. Conforme ele, hoje os clientes não fazem o raciocínio se há juro embutido nas mercadorias compradas no cartão, sendo que para oferecer esta condição o lojistas tem  um custo que será repassado ao cliente. Com o pagamento em dinheiro o cliente poderá exigir preço diferenciado, fomentando assim este tipo de moeda. Sonda acredita que, com mais pagamentos em dinheiro os juros do cartão de crédito devem baixar, já que hoje são os maiores do mercado brasileiro.

     

  • Terça-Feira, 27/06/2017

    Novos prognósticos para o inverno 2017 descartam fenômenos extremos e volta de El Niño

    A chegada do inverno é sempre motivo de preocupação para os agricultores, que estão mais apreensivos nesse ano devido ao finalzinho do outono, que foi diferente dos demais anos, com chuvas praticamente todos os dias, desde a metade de maio até as duas primeiras semanas de junho. O excesso de umidade atrapalhou a semeadura das culturas de cobertura, forrageira e canola, a baixa luminosidade prejudicou o desenvolvimento das plantas. O agrometeorologista da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha, destaca que há sinais evidentes de processos erosivos em todo o Sul do Brasil. Mas ele acredita que o pior já tenha passado. Não há nenhuma ação ou fenômeno extremo atuando no Rio Grande do Sul. A perspectiva para o inverno é de que as variáveis relacionados com chuva, umidade e temperatura se comportem muito próximas do padrão do clima característico da estação, que são chuvas regulares, associadas a passagens das frentes frias, que ocorrem em ciclos entre cinco a sete dias, com temperaturas negativas e formação de geadas. As temperaturas mais quentes podem chegar a 30°C. No mês passado se falava na volta do fenômeno El Niño ao Estado, que em 2015 trouxe grandes problemas à safra de inverno, mas os últimos prognósticos dos principais centros de previsão de clima do mundo apontam que a chance do El Niño não se configurou. Cunha disse que o mais provável é que tenhamos uma condição de neutralidade nos próximos meses. Sobre o atraso da semeadura das culturas de inverno, o agrometeorologista ressalta que, na região Norte, até o início de julho ainda é um bom período para plantar. Além disso, um plantio muito antecipado pode coincidir com geadas no final de agosto e no começo de setembro, que não estão descartadas.

  • Segunda-Feira, 26/06/2017

    Prefeitura intensifica obras de recuperação de vias em diversos bairros

    A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria do Interior, inicia essa semana com serviços emergenciais no distrito de Pulador. A pedreira municipal estará no Parque Farroupilha. As equipes da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais seguem com sinalização e pintura na Rua Aspirante Jenner, esquina com a Presidente Vargas, no bairro Santa Maria, e na Rua Castanho da Rocha, no bairro Operária. São realizadas roçada e limpeza na Avenida Sete de Setembro, na Praça Itália, no Leão XIII, na Avenida Brasil e no Petrópolis. Já a Secretaria de Obras trabalha hoje na canalização de ruas das vilas Bom Jesus e Centro Popular; em asfaltamento no bairro Jerônimo Coelho; e na recuperação de vias na Bom Jesus e nos bairros Annes e Fátima. Na Vila Popular já está em andamento a substituição da estrutura da drenagem pluvial (tubulação) existente nas ruas Coronel Camisão e Bezerra de Menezes. Essa obra promete acabar com os problemas de alagamento. O local também recebe limpeza e desobstrução das bocas de lobo. A Farmácia Mais Perto estará hoje, pela manhã, no distrito Santo Antônio da Pedreira, ao lado do ESF. Durante a tarde, a unidade móvel atenderá na Secchi, também ao lado do ESF.

  • Sábado, 24/06/2017

    Alerta no Trânsito: 20% das multas em Passo Fundo são por dirigir manuseando ou falando ao celular

    Uma pesquisa encomendada pela Arteris, concessionária de rodovias no país, revelou dados alarmantes sobre o uso do celular enquanto se dirige. Segundo a Arteris, a utilização do celular por motoristas e pedestres chegou a (53,7%) e excesso de velocidade (53,7%). Isso é mais da metade dos entrevistados. Em entrevista na Uirapuru, o secretário adjunto de Segurança Pública, Ruberson Stieven, revelou que 20% das multas aplicadas na cidade são referentes ao uso do celular por motoristas. Ele lembrou que desde novembro passou a ser previsto em lei o simples manuseio do telefone celular como uma infração gravíssima. Com isso, cresceu o número de autuações na cidade. Stieven pede conscientização dos motoristas, pois mesmo parado no sinal, se manusear o telefone o motorista poderá ser multado, perdendo 7 pontos na carteira e tendo que pagar R$ 293 em multa. Lembrou ainda que, no trânsito, basta 1 segundo distraído para acontecer um acidente.

Pesquisar artigos anteriores

Você participa do movimento comunitário de Passo Fundo?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas