Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Valdir Mello

  • Quarta-Feira, 31/01/2018

    Deputado Juliano Roso assume Mesa Diretora nesta quinta-feira

    O deputado estadual Juliano Roso (PCdoB) assume a cadeira de vice-presidente da nova Mesa Diretora. Por acordo de lideranças, a chapa única terá como presidente no último ano da 54ª Legislatura o deputado Marlon Santos (PDT). A posse ocorre nesta quinta-feira (1º), a partir das 13h, no Plenário 20 de setembro. A cerimônia também será transmitida em telão no Teatro Dante Barone. A sessão será aberta pelo atual presidente, Edegar Pretto (PT), em seguida, será feita leitura do termo de renúncia pela 1ª secretária Juliana Brizola (PDT) e apresentados os nomes dos deputados que irão integrar a chapa para compor os cargos vagos na Mesa Diretora. Depois de conhecidos os parlamentares votam. Logo após, o resultado será declarado e o deputado Edegar Pretto faz pronunciamento de despedida. Ao final do pronunciamento será feita leitura da ata de transmissão de cargo de presidente, com a assinatura do termo por Edegar e Marlon. O presidente eleito ocupa a tribuna para fazer pronunciamento de posse. Ao final, os membros da nova Mesa prestigia evento musical no Teatro Dante Barone que reunirá Délcio Tavares, Cristiano Quevedo, Daniel Torres, Grupo Fandangaço, Baby, Duda Calvin, Xiru Missioneiro, Celso Souza e Clênio Bibiano.

  • Terça-Feira, 30/01/2018

    Cliente não é obrigado a contratar garantia estendida, alerta Balcão do Consumidor

    No momento da compra, muitas lojas oferecem ao consumidor a chamada garantia estendida. Trata-se de uma espécie de seguro, paga pelo consumidor, que passa a valer após o vencimento da garantia legal de 90 dias ou da garantia contratual, estipulada pelo fabricante. Durante o quadro Direito do Consumidor, o coordenador do Balcão do Consumidor e especialista na área, Rogério Silva explicou que é preciso ficar atento, pois a adesão a garantia estendida não é obrigatória. Destacou que ela não pode ser colocada no contrato de venda sem o conhecimento do consumidor, cabe a ele contratá-la ou não. Ainda, não pode ser atrelada a descontos ao produto, pois caracteriza como venda casada, o que é crime. Para quem for aderir a garantia estendida a contratação varia de 12, 24 ou 36 meses e o valor depende da seguradora e do produto. Muitos consumidores acreditam que a garantia cobrirá qualquer dano do produto, mas a maioria contempla apenas os itens previstos na garantia de fábrica. Por isso é preciso ficar atento aos termos do contrato.

  • Segunda-Feira, 29/01/2018

    Audiência pública da revisão do Plano Diretor de Passo Fundo será no dia 02 de fevereiro

    Na próxima sexta-feira, dia 02 de fevereiro, ocorre a primeira audiência pública referente à Revisão do Plano Diretor de Passo Fundo. Será na Câmara Municipal de Vereadores a partir das 19h. O público poderá votar pela aprovação ou não, dos textos que explicam a metodologia participativa do processo de revisão do Plano. Assim como, o texto dos planos de comunicação e mobilização da comunidade para a participação em todas as etapas da revisão. Os dois textos estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura. Participando do programa Uirapuru Ecologia do último sábado (27), a secretária municipal de Planejamento, Ana Paula Wickert esclareceu que a participação da população nesse processo é essencial para construir projetos que melhorem a vida dos passo-fundenses. Disse que sugestões para melhorias no transporte, espaços urbanos residenciais e comerciais, podem fazer a diferença para o desenvolvimento de Passo Fundo nos próximos anos. A secretária salienta que apesar do município não ser projetado, possui um Plano Diretor, que desde a década de 50, estabelece algumas regras para a expansão da cidade. E que agora, as pessoas da comunidade podem contribuir participando das decisões da revisão do Plano Diretor. 

  • Sábado, 27/01/2018

    Perturbação ao sossego público: moradores no entorno da Praça Santa Terezinha cobram fiscalização

    A Praça Capitão Jovino, conhecida como Praça Santa Terezinha, na Vila Rodrigues, se tornou um local de festas até o amanhecer, com som alto, arrancadões de carros, consumo de bebidas alcoólicas, uso de drogas, baderna e perturbação ao sossego público e desrespeito a lei do silêncio. Esse é o relato dos moradores de áreas próximas e frequentadores da praça. A movimentação acontece de quinta-feira a domingo. Na Uirapuru, ouvintes também denunciaram a depredação do patrimônio público e o uso do parque infantil como banheiro público. Muitos já estão deixando de utilizar o espaço público por causa do lixo acumulado após as badernas. Para tentar mudar essa realidade, os moradores reuniram em um abaixo-assinado mais de 400 assinaturas cobrando da administração municipal fiscalização no local. No abaixo-assinado é solicitado o cumprimento da lei municipal que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em local público. A Associação dos Amigos da Praça Santa Terezinha vai protocolar o abaixo-assinado junto a Secretaria de Segurança Pública. O documento também será entregue à Brigada Militar e à Câmara de Vereadores.   

  • Sexta-Feira, 26/01/2018

    Eleições para diretoria da UAMPAF tem chapa única e inscrições para presidentes de bairro iniciam no dia 5

    A eleição da nova diretoria da União das Associações de Moradores de Passo Fundo (UAMPAF), marcada para o dia 4 de março, tem chapa única. Apenas a chapa da atual direção “Juntos podemos mais”, do presidente Luiz Valendorf, se inscreveu. O processo eleitoral acontecerá na Câmara de Vereadores, das 8h às 16h. Podem votar somente os membros das diretorias. Na última eleição, em 2015, mais de 1000 dirigentes votaram. O mandato terá duração de dois anos. A presidente da Comissão Eleitoral, Grace Serafini, destaca que agora o enfoque da campanha é na valorização do líder comunitário e na ampliação da participação da comunidade. No dia 25 de março haverá eleição dos presidentes de bairros e suas diretorias. Elas serão realizadas nos próprios bairros, com urnas eletrônicas instaladas em locais públicos, como em postos de saúde, escolas e mercados. O último pleito contou com a participação de 12,6 mil eleitores, mais do que nas eleições do Conselho Tutelar que tiveram um pouco mais de 10 mil. Para esse, a comissão trabalha com uma margem de 15 mil eleitores. As inscrições para as chapas ocorrem de 5 e 9 de fevereiro na sede da UAMPAF. As chapas devem ser compostas por no mínimo 7 e no máximo 21 membros. É preciso ser maior de idade, morar no bairro há mais de seis meses. Para os cargos de tesoureiro e de presidente do bairro é necessário apresentar ainda a certidão de antecedentes criminais. A UAMPAF tem 30 anos de atuação e reúne 94 associações de bairros. Ela possui cadeiras em todos os conselhos da cidade. Grace ressalta que as votações são importantes porque o líder comunitário é um braço entre a comunidade e o Poder Público. É ele quem sabe quais são as ruas com problemas, as dificuldades de filas nos cais e postos de saúde, é quem se envolve com questões de transportes, infraestrutura, lixo e outros. Frisa que quanto mais a comunidade participar da eleição, mais legitimado será o líder comunitário para que possa representar cada vez mais e melhor o seu bairro. A sede da UAMPAF fica na Rua Manoel Portela, em frente ao CTG Lalau Miranda.

Pesquisar artigos anteriores

A intervenção federal pode ser a saída para resolver problemas na segurança pública de todos os Estados?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas