Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Valdir Mello

  • Quinta-Feira, 26/07/2018

    Feira do Produtor poderá ficar sem carne nos próximos dias

    A portaria estadual que dita as novas regras para venda de frios fatiados, carne fracionada e embutidos já estão valendo. Motivo de polêmica e de diversas manifestações contrárias, a regra é vista por muitos produtores como uma barreira ao comércio e que pouco ajuda no seu propósito: a saúde do consumidor. O centro da portaria está na classificação dos estabelecimentos que vendem as carnes ou embutidos, exigindo uma série de procedimentos e resfriamento até mesmo na manipulação, além de proibir a venda fracionada e pré-embalada em alguns casos, como em expositores. A medida já trouxe impactos diretos na Feira do Produtor, tradicional ponto do comércio popular de Passo Fundo e que recentemente ganhou espaço amplo e revitalizado. Em entrevista na Uirapuru Mércio Michel, que por muitos anos esteve à frente da Feira, revelou que em poucos dias a feira não terá mais carne disponível na modalidade tradicional. Dois oito abatedouros locais somente dois ainda estão operando. Michel destacou que os produtores não conseguiram se adequar, pois para seguir o que o governo pede é preciso alto investimento e até mesmo contratação de empregados, o que vai contra a agricultura familiar, que move a feira. No entanto, Michel falou que a feira não quer deixar de oferecer a carne. Por isso será comprado o produto de algum estabelecimento que já esteja dentro das regras estaduais e que consiga oferecer da forma que a lei pede no local. Isso, porém, certamente vai encarecer o preço final do produto e o consumidor terá que se acostumar com a nova forma de comprar carne na feira.

  • Quarta-Feira, 25/07/2018

    Lua de Sangue: evento será visível no início da noite de sexta-feira em Passo Fundo

    Sexta-feira , o planeta Terra terá o mais longo eclipse lunar do século. O fenômeno terá também a chamada Lua de Sangue, quando o astro fica com uma cor avermelhada, muito visível no céu. O evento poderá ser visto em várias partes do Brasil, mas a região de Passo Fundo terá uma condição privilegiada. Conforme o professor de Física da UPF, Álvaro Becker Rosa, o fenômeno poderá ser observado na cidade mais cedo do que em muitos locais. Aqui a Lua de Sangue deve ser vista das 18h45 às 20h15, olhando para o oeste. O tempo, no entanto, deve estar sem muitas nuvens. Questionado sobre cuidados especiais ao observar, o professor explicou que não há necessidade, pois muda-se apenas a coloração da lua. Isso vai ocorrer porque a terrá estará entre o sol e a lua e a atmosfera funcionará como uma lente, deixando passar os raios laranja e avermelhados, dando o tom na lua. O evento não é incomum e ocorre em muitas partes do mundo, diferente do eclipse solar total.

     

  • Terça-Feira, 24/07/2018

    Acordo entre partidos aliados define o nome de Fernando Rigon para presidir a Câmara de Vereadores em 2019

    Os partidos aliados na Câmara de Vereadores, que formam a base de governo no Legislativo, já definiram um acordo para a composição da Mesa Diretora da casa. O bloco é formado pelos seguintes partidos: PSB, DEM, PSDB, PMDB, PCdoB, PTB, PRB, SD, PSD, PPS, somando um total de 18 vereadores. Nessa legislatura entrou em vigor uma norma aprovada ainda em 2016 no Regimento Interno que diminuiu o período da presidência dos demais cargos da mesa diretora para um ano, ocorrendo a posse de novos integrantes a cada ano. No primeiro ano o presidente foi Patric Cavalcanti (DEM), neste ano está no cargo Pedro Daneli (PPS), para os dois próximos anos o que está acordado é que em 2019 o presidente da Câmara será o vereador Fernando Rigon (PSDB) e no último ano da legislatura, o parlamento municipal será presidido por Saul Spinelli (PSB). A definição dos vices e demais secretários já está ocorrendo, mas ainda não está confirmada.

  • Segunda-Feira, 23/07/2018

    Mesários convocados para trabalhar nas Eleições 2018 tem até 31 de agosto para comparecer ao Cartório Eleitoral

    O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul divulgou na última semana a lista dos mesários convocados para as eleições 2018 em Passo Fundo. Os mesários trabalharão na 33ª e 128ª zonas eleitorais e deverão comparecer no cartório até o dia 31 de agosto para retirar as convocações. As eleições deste ano serão no dia 07 de outubro. Todo eleitor a partir dos 18 anos em situação regular pode ser convocado para trabalhar no dia da votação, com exceção dos candidatos e seus parentes até o segundo grau e também parentes por afinidade.Também estão impedidos de ser mesários os integrantes dos diretórios de partidos que exerçam função executiva, os agentes e autoridades policiais, assim como os funcionários com cargos de confiança do Executivo e os que pertencem ao serviço eleitoral. Caso o mesário convocado não possa comparecer, ele deverá enviar uma justificativa ao juiz eleitoral responsável até cinco dias após a convocação. Se os impedimentos surgirem depois desse prazo, haverá tolerância, quando comprovada a justificativa. Para quem não se manifestar até o dia da eleição e não comparecer na data e hora marcadas, o prazo para apresentar justa causa ao juiz eleitoral será de 30 dias. Caso contrário, o mesário poderá ser multado. O serviço prestado pelo mesário não gera remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação no valor de R$ 35,00 e a dois dias de folga no serviço público ou privado, para cada dia trabalhado. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital. Em Passo Fundo, os treinamentos para os presidentes e 1º mesário deverá ocorrer nos dias 10,12,17 e 19 de setembro no salão do júri no Fórum. O cartório eleitoral está localizado na rua Júlio de Castilhos, atrás da Escola Protásio Alves e funciona do meio dia até as 19 horas. A lista completa dos convocados você encontra no site da Rádio Uirapuru.

     

  • Sábado, 21/07/2018

    CDL Empregos disponibiliza vagas em diversas áreas

    A Câmara de Dirigentes e lojistas (CDL) de Passo Fundo tem à disposição da comunidade o CDL Empregos, que tem como objetivo intermediar a mão de obra com os empresários. No quadro Mercado de Trabalho desta semana a coordenadora do programa, Tamires Canali, falou sobre as vagas e como funciona o processo seletivo. De acordo com a coordenadora, para se candidatar a uma das vagas, os interessados devem comparecer até a sede da CDL que fica na Rua General Neto, em frente ao Fórum, portando os documentos pessoais. Atualmente o CDL Empregos conta com as seguintes vagas disponíveis: vendedor, caixa, motoristas, entre outras. A coordenadora explicou que os cadastros são realizados para interessados a partir dos 16 anos de idade. Sobre os requisitos necessários para as vagas, Tamires explicou que isso depende de cada empresa no momento em que disponibiliza a vaga. Tamires disse ainda, que a partir de agosto os lojistas já iniciam as contratações temporárias para as festas de final de ano, e com isso a demanda de empregos tende a aumentar.

Pesquisar artigos anteriores

Você acha que a imprudência dos motoristas é a causa dos acidentes na ERS 324, entre Passo Fundo e Marau?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas