Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Valdir Mello

  • Quinta-Feira, 25/01/2018

    Liga Independente das Escolas de Samba escolhe corte do Carnaval 2018 no próximo sábado

    Já está tudo pronto para a escolha da corte do Carnaval de Rua 2018, organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba. A escolha ocorre no próximo sábado  na sede da Escola de Samba Bom Sucesso, na Rua Coronel Miranda, próximo do IE, a partir das 21h.O presidente da Liga, Volmar Santos, explicou que as seis escolas que desfilarão no carnaval de rua, fora de época, de 9 e 10 de março, na Avenida Sete de Setembro, lateral do Bourbon, devem participar da escolha da corte. A corte, com Rainha e Rei Momo visitará as escolas de samba até lá. Volmar explicou que o carnaval de rua, da Liga Independente, terá seu resultado divulgado no dia 11 de março, sendo que este é um evento que acontece graças aos esforços das escolas e apoio da população.

  • Quarta-Feira, 24/01/2018

    Direção afirma: Leão XIII não vai fechar escolas do Záchia e Bom Jesus, mas mudará forma de atendimento

    Durante a programação de ontem (23) ouvintes relataram que o Centro de Juventude José Alexandre Záchia e a Escola de Educação Infantil Bom Jesus, que são mantidos pela Assistência Social Diocesana Leão XIII, vão encerrar as atividades. A Rádio Uirapuru entrou em contato com a direção da Leão XIII que esclareceu que os dois núcleos não vão fechar. O que acontece é que, por uma decisão administrativa diante de um cenário econômico difícil, foram alteradas as modalidades de atendimento desses locais.  O Centro do Záchia, que até então oferecia oficinas artísticas e esportes todos os dias, terá atividades apenas em dois dias da semana. Já a escola da Bom Jesus não vai mais atender a educação infantil que hoje é resultado de uma parceria com a prefeitura. No entanto, contará com uma creche, a qual será cobrada uma taxa, mas também serão ofertadas bolsas aos alunos. A direção informou que antes de se manifestar oficialmente, vai conversar com os pais dos dois núcleos para explicar os motivos das mudanças e como eles vão funcionar daqui para a frente e quem poderá participar. As reuniões serão realizadas na semana que vem. A Leão XIII é uma instituição de assistência social, filantrópica, sem fins lucrativos.

     

  • Terça-Feira, 23/01/2018

    Caso da cobra em Ipiranga do Sul: investigações serão concluídas nos próximos dias

    Deverá ser concluído nos próximos dias o inquérito policial referente a morte do garoto Guilherme da Silva Andrade, de 12 anos, ocorrida no último dia do ano passado em Ipiranga do Sul. Naquela ocasião, o menino passo-fundense morreu ao salvar o irmão de 15 anos que havia caído no Rio Teixeira e não sabia nadar. Os familiares afirmam que a criança foi atacada por uma cobra de aproximadamente 8 metros e depois afundou, não sendo mais visto. O cadáver foi localizado no dia seguinte. Devido a versão dos familiares sobre a cobra, o caso gerou uma repercussão à nível Nacional. Equipes do Batalhão Ambiental da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros foram mobilizados por vários dias com o objetivo de capturar o animal, porém nenhum vestígio foi encontrado. As investigações são realizadas pelos agentes da Polícia Civil do município de Sertão, sob coordenação do Delegado Regional Adroaldo Schenkel. O Delegado informou que todos os envolvidos já foram ouvidos, sendo que ainda há dúvidas sobre a existência da cobra. Segundo ele, ficou claro que não existem sinais de ataque do animal no corpo do menino. A causa da morte foi apenas o afogamento. Shenkel também afirmou que o caso é investigado como morte acidental, descartada a possibilidade de ser tratado como crime. Os policiais aguardam o último laudo de plâncton no pulmão para reforçar o afogamento, já declarado pelo Médico Legista do Instituto Geral de Perícias.

  • Segunda-Feira, 22/01/2018

    Saque do PIS/Pasep para maiores de 60 anos começa nesta segunda

    Idosos a partir de 60 anos que tenham conta ou poupança individual na Caixa ou no Banco do Brasil receberão na noite desta segunda-feira (22) crédito automático do PIS/Pasep. Já para os idosos acima de 60 anos que não são clientes desses bancos, o saque estará disponível a partir da quarta-feira (24). Tem direito aos recursos do fundo de cotistas o trabalhador do setor público ou privado que tenha contribuído para o PIS ou Pasep até 4 de outubro de 1988 e que não tenha feito o resgate total do saldo. Em agosto, o presidente Michel Temer assinou a MP 797/2017 prevendo a liberação de saque para homens a partir de 65 anos e mulheres a partir de 62 anos. O texto perdeu a validade no dia 21 de dezembro, sem ter sido votado pelo Congresso Nacional. Por isso, entrou em vigor a nova MP que traz a idade mínima de 60 anos, tanto para homens quanto para mulheres. Durante a validade da MP anterior, o pagamento dos recursos seguiu um outro calendário estipulado pelo governo, que teve três lotes, começando em outubro por quem tem a partir de 70 anos, depois para aposentados e então para homens com idade a partir de 65 e mulheres a partir de 62 anos, em novembro. De acordo com o Ministério do Planejamento, os pagamentos que já tinham sido liberados pela MP anterior foram retomados em janeiro. Ainda segundo o ministério, a nova etapa de saques contempla 3,2 milhões de cotistas do PIS e do Pasep e um valor de R$ 5,6 bilhões.A liberação do PIS/Pasep para idosos faz parte da agenda positiva do governo Michel Temer, que enfrenta baixa popularidade. A medida é similar ao saque das contas inativas do FGTS, que injetou neste ano cerca de R$ 44 bilhões na economia.

     

    O que são os fundos do PIS/Pasep

    Os fundos do PIS e do Pasep funcionaram de 1971 a 1988 e davam direito ao trabalhador de receber o rendimento das cotas e sacar o dinheiro em caso de aposentadoria, doença grave ou ao completar 70 anos.

     

    A partir de outubro de 1988, após a promulgação da Constituição, a arrecadação do PIS/Pasep passou para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que faz empréstimos a empresas. Em meio à mudança, muitos que tinham direito ao dinheiro não sacaram os recursos. Por isso, o governo editou a MP que ampliou o limite de idade para os idosos e estipulou um calendário no ano passado para melhor organizar o saque dos recursos. Participam do fundo trabalhadores de organizações públicas e privadas que contribuíram para o Pasep ou para o PIS até 4 de outubro de 1988 e que não tenham resgatado todo o saldo. Quem passou a contribuir após essa data não possui saldos para resgate. Quem ainda não retirou seus recursos continua podendo sacar o dinheiro.

  • Sábado, 20/01/2018

    IPTU tem segunda oportunidade de desconto até 15 de fevereiro

    O desconto atrativo de até 20% para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única, que teve vencimento em 2 de janeiro de 2018, levou um grande número de contribuintes a aproveitarem a opção e quitarem o imposto antecipadamente. 
    O contribuinte que não aproveitou o desconto de até 20% para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) da primeira cota única ainda pode aproveitar a segunda cota única de desconto, com vencimento no dia 15 de fevereiro de 2018. Neste caso, o desconto pode chegar a 7%, sendo 4% pela antecipação e 2% para imóveis que não apresentavam débitos com o município até a data de 19 de outubro de 2017, e 1% adicional para estabelecimentos comerciais, industriais ou de prestação de serviços. Na guia para esta modalidade já constam os valores com descontos.

    Pagamento parcelado
    Além das guias para pagamento em cota única, o contribuinte receberá as guias com os valores para o pagamento parcelado. O primeiro vencimento é em 15 de março de 2018 e o valor poderá ser dividido em até oito prestações. As guias têm validade até seu vencimento. Após esta data poderão ser reemitidas no endereço eletrônico www.pmpf.rs.gov.br, no link IPTU 2018.

    No caso de pedido de revisão de IPTU é obrigatório apresentar cópia da matrícula do imóvel atualizada e comprovante de endereço.

    Datas dos vencimentos
    Parcela Única 2    15.02.201
    1ª parcela    15.03.2018
    2ª parcela    16.04.2018
    3ª parcela    15.05.2018
    4ª parcela    15.06.2018
    5ª parcela    16.07.2018
    6ª parcela    15.08.2018
    7ª parcela    17.09.2018
    8ª parcela    15.10.2018

    A impressão das guias pela internet
    - Clicar em Imprima Aqui IPTU 2018 localizado abaixo
    - Informar setor, quadra, lote e sublote na inscrição do imóvel
    - Informar também a palavra de verificação
    - Clicar em Consultar
    - Clicar na parcela desejada para selecionar
    - Na data de pagamento pode deixar a data sugerida se irá pagar até o vencimento
    - Clicar em Imprimir
    - Ao visualizar a guia clicar na impressora (Botão Imprimir)

    Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3311 4222 ou pelo e-mail [email protected]

     

Pesquisar artigos anteriores

A intervenção federal pode ser a saída para resolver problemas na segurança pública de todos os Estados?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas