Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Valdir Mello

  • Quinta-Feira, 02/02/2017

    Secretário alerta: queima de lixo é crime ambiental e responsáveis podem ser autuados

    O corpo de bombeiros atendeu no inicio da semana um incêndio em um matagal no bairro Dona Eliza ocasionado por queima de lixo. Esse tipo de atividade é considerado crime ambiental. O secretário municipal do Meio Ambiente, Rubens Astolfi, explica que não há motivo para esse tipo de conduta porque o município tem serviços para a destinação correta de todos os tipos de materiais, desde construção civil a lixo doméstico. Aqueles que forem identificados por colocar fogo em resíduos, independente da quantidade, vão ser autuados administrativamente pela Prefeitura. O processo também será encaminhado ao Ministério Público, onde o cidadão responderá a inquérito civil. O secretário destaca que, além da poluição ambiental, queimar lixo oferece riscos a segurança da população. As chamas podem se alastrar rapidamente e causar acidentes. As denúncias podem ser feitas diretamente à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, pelo telefone 3317-2529, ou para o Batalhão Ambiental da Brigada Militar, 3316-3540. É importante que sejam repassadas todas as informações para que os responsáveis sejam identificados.

  • Quarta-Feira, 01/02/2017

    Atenção pais: matrículas para o 1º ano do ensino fundamental já podem ser feitas

    Já Começou o período de matrículas para os alunos do 1º ano do ensino fundamental de Passo Fundo. Elas devem ser concluídas até o dia 13 de fevereiro, uma semana antes do início das aulas, que será no dia 20. Os pais ou responsáveis precisam comparecer nas escolas para a efetivação do processo e garantia da vaga. A lista dos alunos e as respectivas escolas está disponível no site da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br). Foram ao todo 1.200 alunos inscritos para o 1º ano. Foi registrado um acréscimo de 11,4% comparado ao ano passado. Eles foram divididos entre 56 turmas nas 34 escolas municipais de Ensino Fundamental, conforme a proximidade da sua residência. Os documentos necessários são: certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno, carteira de identidade ou CPF dos responsáveis, comprovante de residência (preferencialmente no nome dos responsáveis legais pelo aluno), carteira de vacinação, laudo de comprovação de deficiência, transtorno ou alta habilidade (se houver) e foto 3x4 do aluno. Os estudantes do 2º ao 9º ano devem preencher um formulário no mesmo endereço eletrônico (www.pmpf.rs.gov.br). Já as inscrições e matrículas para a educação infantil são realizadas nas próprias escolas, sendo que as inscrições ficam abertas o ano todo e as matrículas são feitas conforme disponibilidade de vagas.  Mais informações na Central Municipal de Matrículas, que fica na Avenida Rui Barbosa, Petrópolis, ou pelos telefones (54) 3581-4322 ou (54) 3316-7187.

  • Terça-Feira, 31/01/2017

    Escola Passo Fundo muda de metodologia

    A partir desse ano, a Escola Estadual de Ensino Fundamental de Passo Fundo, antiga Escola Aberta, na Vila Victor Issler, vai mudar a metodologia de ensino. A ideia é preparar os alunos para que eles retornem às escolas convencionais e sejam reintegrados à sociedade. O anúncio foi feito pelo responsável da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Santos Misturini, em entrevista à Uirapuru. A Escola de Passo Fundo atua há mais de 20 anos atendendo crianças e adolescentes que não se adaptaram ao dia a dia de uma instituição convencional. Elas são encaminhadas pelo Conselho Tutelar e pela Promotoria. Além de transporte escolar gratuito e alimentação, elas recebem atividades lúdicas e pedagógicas. Mas, segundo Santos, os estudantes frequentam à instituição conforme o seu interesse, eles não tem a obrigação de participar de todas as atividades e ir à escola todos os dias. Isso é o que deve mudar a partir de agora. Ele explicou que a Escola Aberta foi criada para retirar essas crianças e adolescentes das ruas. Mas, ao longo dos anos, foi verificado que a maioria não era reintegrada à sociedade. Por isso, a decisão de mudar a metodologia. Com a nova proposta, os alunos do 3º, 4º e 5º serão preparados para cursar o sexto ano em uma escola convencional, sendo ela municipal ou estadual. A ideia é de que eles não fiquem com uma faixa etária muito discrepante dos demais alunos. Santos contou que hoje tem alunos com 13 anos no terceiro ano do ensino fundamental. Eles vão ser submetidos a provas ao final de cada ano. O coordenador disse que a mudança é fundamental porque a escola é uma ferramenta de construção de conhecimento e de integração do indivíduo na sociedade.

  • Segunda-Feira, 30/01/2017

    Hemopasso intensifica campanha para doação de Sangue

    O Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso) realizará nesta terça-feira, uma nova campanha para incentivar a doação de sangue. Segundo a Coordenadora de Captação do Hemopasso, Alexandra Mazzoca, o principal objetivo é mobilizar a população para doar sangue e abastecer os estoques visando a proximidade do feriadão de carnaval. Segundo Alexandra, atualmente os estoques estão regulares, mas, em função das férias, o número de doadores que comparecem na unidade caiu 30%, passando de uma média de 50 para 25 pessoas ao dia. Isso dificulta o repasse de sangue aos 44 hospitais e 139 municípios atendidos pelo Hemopasso. Conforme Alexandra, além do período de férias, outra dificuldade enfrentada pelo órgão é a troca de governos e gestões nas Secretarias de Saúde, pois muitos doadores vem de outras cidades e dependem do transporte fornecido pelas prefeituras. De acordo com a coordenadora, a maior demanda é por sangue do tipo O positivo e os de tipagem negativa. O Hemopasso funciona na Avenida Sete de Setembro, 1055. Nesta terça-feira, dia 31, durante a campanha haverá um atendimento especial, das 7h30min às 13h30min e das 13h às 17h. Nos demais dias, de segunda à sexta-feira, o local funciona das 8h às 13h30min. Os doadores de sangue podem agendar as doações através do telefone (54) 3311-1427.

  • Sábado, 28/01/2017

    Comissão especial anuncia licitação do Aeroporto Lauro Kortz para Março

    A reforma e ampliação do Aeroporto Lauro Kortz enfim ganhou uma data para sair do papel. A licitação para as obras está prevista para março. O anúncio foi feito pela Comissão Especial Mista da Câmara de Vereadores, que trata do tema, em entrevista coletiva. O aeroporto de Passo Fundo é o único que receberá reformas em todo o Estado. Serão investidos R$ 50 milhões. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, destacou que o aeroporto é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento de qualquer cidade. Dentre as principais obras estão o alargamento das duas cabeceiras da pista; construção de área para estacionamento para 300 veículos; terminal de passageiros com 2.160m²; cercamento de toda a área do aeroporto; esteira de carregamento de bagagens; e novos equipamentos para pousos e decolagens das aeronaves, especialmente em dias de neblina ou chuva. O secretário destacou que todas as ampliações foram planejadas para que o meio ambiente seja minimamente alterado. Além disso, a modernização do Lauro Kortz vai incentivar a competitividade com mais posições de aeronaves, inclusive para operações conjuntas no mesmo horário. Na segunda-feira , o presidente da Comissão, vereador Paulo Neckle, informou que a Comissão se reunirá com o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, para tratar do aeroporto. Ele ressaltou que enquanto as obras não iniciarem a comissão continuará se reunindo. No encontro também será debatido a busca por novas empresas aéreas que tenham interesse em se instalar em Passo Fundo, suprindo a lacuna deixada pela Avianca.

     

Pesquisar artigos anteriores

Você concorda em votar no partido e não mais no candidato?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas