Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Valdir Mello

  • Segunda-Feira, 08/01/2018

    Receita abre consulta a lotes residuais do Imposto de Renda de 2008 a 2017

    A Receita Federal abre nesta segunda-feira  consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de janeiro. Ao todo, serão desembolsados R$ 310 milhões para declarações de 2008 a 2017, incluindo 165,9 mil contribuintes que estavam na malha fina, mas regularizaram as pendências com o Fisco. A lista com os nomes estará disponível a partir das 9h no site da Receita na internet. A consulta também pode ser feita pelo Receitafone, no número 146. A Receita oferece ainda aplicativo para tablets e smartphones, que permite o acompanhamento das restituições. As restituições terão correção de 6,73%, para o lote de 2017, a 101,02% para o lote de 2008. Em todos os casos, os índices têm como base a taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada entre a entrega da declaração até este mês. O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração no próximo dia 15. O contribuinte que não receber a restituição deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para ter acesso ao pagamento.

  • Sábado, 06/01/2018

    Prefeitura chama 31 novos professores para escolas da rede municipal

    A Prefeitura de Passo Fundo está realizando a chamada de novos professores para atender nas escolas de educação infantil e ensino fundamental do município. O edital deverá sair no início da próxima semana e contempla nomeados do concurso realizado em 2016, que já conta com 84 professores chamados. Ao todo, serão 31 novos professores, divididos em 16 professores de educação Infantil, 10 professores para currículo por atividade (anos iniciais 1º ao 5º), dois professores de Língua Inglesa, um para Educação Física, um secretário de escola e uma assistente. Os novos professores devem substituir profissionais que se aposentaram ou foram exonerados por algum motivo e também para suprir a demanda das novas escolas recentemente inauguradas como: EMEI Padre Alcides, na vila Victor Issler, EMEI Rita Sirotski, na Santa Maria e EMEI André Zaffari, na vila Luiza. Também devem receber os novos professores, as escolas Jardim do Sol, Francisco Biancini, Toquinho de Gente, Raio de Luz e José Antônio Falcão, todas de Educação Infantil. Para o Ensino Fundamental, as escolas que receberão os novos professores são: Benoni Rosado, Eloy Pinheiro Machado, Arlindo Luiz Osório, Daniel Dipp, Guaracy Barroso Marinho, Georgina Rosado, Coronel Lolico e Escola do Hoje. O secretário municipal de Educação, Edemilson Brandão, definiu como importante para o início do ano letivo a nomeação dos professores. “Com a chegada dos novos colegas, as escolas devem estar com a estrutura adequada para atender os mais de 15 mil alunos da rede municipal. As atividades escolares iniciam no dia 15 de fevereiro e os alunos terão assegurado o direito de estar na escola e terem uma educação de qualidade”, observou. Após a publicação do edital chamando os servidores, os nomeados têm até 30 dias para encaminhar a documentação necessária ao setor de Recursos Humanos da Prefeitura de Passo Fundo para estarem aptos a iniciar as atividades nas escolas no dia 15 de fevereiro.

  • Sexta-Feira, 05/01/2018

    Ingresso de novos microempreendedores diminui desemprego em Passo Fundo e movimenta economia local

    Para driblar os efeitos da crise econômica e o desemprego, muitos passo-fundenses trocaram de profissão em 2017 ou viraram Microempreendedores Individuais (MEIs). O MEI também foi uma alternativa para quem estava na informalidade e agora tem acesso ao sistema de seguridade social, como direito a aposentadoria e auxílio à maternidade. Segundo o coordenador da agência do FGTAS/Sine, Sérgio Ferrari, pela primeira vez, depois de três anos, se contratou mais do que se demitiu em Passo Fundo. Hoje são entre 5 mil e 7 mil pessoas desempregadas na cidade, quando no passado eram 9 mil. Ferrari contou que aqueles que optaram pela profissão liberal não tinham uma média salarial alta na empresa em que trabalhavam e hoje ganham mais, consomem mais, geram mais renda e contratações no seu próprio bairro. O coordenador do Sine destacou que o MEI movimentou a economia da cidade e mudou a concepção de onde ter estabelecimentos comerciais. Hoje os bairros têm mais autonomia no comércio e na prestação de serviços. Para esse ano são esperados mais registros de microempreendedores e com eles a descentralização do comércio do Centro. Ferrari frisou que os passo-fundenses  que estão fora do mercado de trabalho devem ficar atentos aos grandes empreendimentos que estão surgindo na cidade e que vão oferecer oportunidades, como as obras no Aeroporto Lauro Kortz e da Avenida Brasil. Destacou que esse será um grande ano para Passo Fundo.

  • Quinta-Feira, 04/01/2018

    Baixa pressão de água em alguns bairros da cidade pode estar relacionada a vazamentos

    Nos primeiros dias do ano, a Rádio Uirapuru recebeu muitas reclamações em relação à baixa pressão da água nas residências. Os relatos vieram dos bairros São Cristóvão, Valinhos, Nenê Graeff, Maggi de Césaro, Jerônimo Coelho, Jaboticabal, Vila Nova e Petrópolis. O enfraquecimento da água afeta tarefas simples como usar a máquina de lavar ou o chuveiro elétrico. Em entrevista à Uirapuru, o superintendente regional da Corsan, Aldomir Antônio Santi, explicou que a baixa pressão pode ocorrer devido a vazamentos, visíveis ou não. Esse é o fator que mais interfere na estabilidade da pressão. Mas outros elementos podem ser os responsáveis, são eles: obstrução de rede, problemas nos registros e no quadro de medição e nível dos reservatórios. Santi disse que a vazão e a pressão que a Corsan tem que fornecer aos consumidores é de um a quatro quilos. O superintendente regional destacou que sempre que a companhia é comunicada, uma equipe vai até o local e normalmente o problema é solucionado no mesmo momento. Contou que nos bairros onde houve reclamações foram realizados diversos consertos de vazamentos e provavelmente eles já estão com o fornecimento de água normalizado. Santi esclareceu que não existe racionamento de água nesse período porque as duas barragens utilizadas para o abastecimento da cidade estão com o volume máximo do reservatório . Os contatos da Corsan local são: 3313-9000; 3313-9478; e 3313-9455. Fora do horário de expediente, o consumidor tem à disposição o 0800-646-6444.

  • Quarta-Feira, 03/01/2018

    Rede de atendimento especializado à saúde recebe reforço de estudantes de medicina para Passo Fundo

    Ambulatórios mantidos pelas faculdades de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, da Universidade de Passo Fundo e da IMED, atuando em parceria com a Secretaria de Saúde e com os hospitais locais, estão garantindo atendimento a pessoas que encontram dificuldades para consultas com especialistas. A avaliação é do diretor médico do Hospital São Vicente, Dr. Julio Stobbe. Durante entrevista na Uirapuru citou que muitas pessoas já estão buscando esses atendimentos que contribuem para desafogar a rede e diminuir a espera pela consulta. O Ambulatório da Universidade Federal da Fronteira Sul funciona junto a antiga sede do quartel, local onde também está sendo construída a sede do Campus Passo Fundo. O ambulatório tem atendimentos nas áreas de Ortopedia, Dermatologia, Ginecologia, Clínica Médica e Pediatria. São 10 salas de atendimento e cerca de 1.500 atendimentos por mês. O Ambulatório da Faculdade de Medicina da UPF está localizado junto ao Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), ao lado da Emergência. Tem como objetivo receber pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que necessitam de atendimento especializado. Mais de 1000 atendimentos são realizados mensalmente por professores e alunos da Faculdade, de diversas especialidades. O agendamento das consultas é realizado junto à Secretaria Municipal de Saúde. O terceiro ambulatório mantido através desse modelo de parceria é o da IMED com o Hospital da Cidade. Tendo suas atividades iniciadas em março de 2017, o Centro Ambulatorial fica na Rua Benjamin Constant, próximo ao Clube Juvenil e oferece consultas nas especialidades de Clínica Geral, Cardiologia, Gastroenteorologia e Pneumologia. Os pacientes também são encaminhados por meio da Secretaria Municipal da Saúde. Segundo o médico Julio Stobbe, estes espaços aliam assistência e ensino e favorecem a população.

Pesquisar artigos anteriores

A intervenção federal pode ser a saída para resolver problemas na segurança pública de todos os Estados?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas