Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Valdir Mello

  • Sábado, 24/03/2018

    Bairros de Passo Fundo elegem representantes neste domingo

    Os moradores de 70 bairros de Passo Fundo vão eleger nesse domingo (25) os seus representantes. Os eleitos serão responsáveis pelo diálogo entre o bairro e a administração municipal. São eles que apontarão e cobrarão as melhorias. A eleição dos presidentes e diretorias de bairro é organizada pela UAMPAF. São ao todo 76 chapas inscritas. Os bairros com mais de uma chapa são: Hípica, São Luiz Gonzaga, IpirangaXangrilá, 20 de Setembro e Loteamento dos Ferroviários.

     

    O processo de votação usará cédulas de papel e as urnas estarão em locais públicos de cada bairro para facilitar o acesso, como escolas, salões comunitários e unidades de saúde. A votação acontece das 8h às 16h. Podem votar pessoas a partir dos 16 anos, com título eleitoral e documentação pessoal. É preciso também apresentar comprovante de residência. São esperados 15 mil eleitores. O último pleito contou com a participação de 12 mil pessoas.

     

    Os votos começam a ser computados a partir das 17h na sede da UAMPAF, na Rua Manoel Portela, em frente ao CTG Lalau Miranda, onde serão divulgados os resultados. A previsão é de que os eleitos sejam conhecidos por volta das 19h.

  • Sexta-Feira, 23/03/2018

    Novas viaturas da Brigada Militar já estão disponíveis para Passo Fundo

    A Brigada Militar de Passo Fundo já tem a disposição 6 veículos Toyota Corolla 2018, zero km, para serem usados no policiamento das ruas. O BOE, sediado em Passo Fundo, também conta com duas Toyota Hilux zero km, disponíveis em Porto Alegre. Os veículos estão prontos para serem trazidos até a cidade e aguardam a ida dos soldados até a capital.

     

    A informação foi confirmada pelo deputado Gilberto Capoani (PMDB), que foi um dos responsáveis pela vinda das viaturas. Capoani explicou que a vinda destes veículos é uma vitória para a cidade e região, lembrando que Marau, Carazinho e Erechim também serão contemplados com novas viaturas. Citou o trabalho incansável da Brigada Militar de Passo Fundo, que pleiteou também junto ao governo a vinda destas viaturas, modernas, potentes que vão trazer mais poder de policiamento.

  • Quinta-Feira, 22/03/2018

    Projeto na Câmara de Vereadores de Passo Fundo quer limitar tempo de espera nas agências dos Correios

    A exemplo dos Bancos, que tem de respeitar um tempo de espera para os atendimentos, o mesmo deve acontecer em breve com as agências dos Correios em Passo Fundo. O vereador Fernando Rigon (PSDB) protocolou um projeto no Legislativo municipal que estabelece que o serviço aos cidadãos deverá acontecer em até 20 minutos em dias úteis e 30 minutos em datas que precedam ou sejam posteriores a feriados.

     

    Pela proposta, as agências dos Correios terão ainda que disponibilizar assentos em quantidade suficiente para atender a demanda de usuários, assim como garantir atendimento prioritário a pessoas com deficiência, gestantes ou com crianças de colo e idosos. Falando à Uirapuru ontem (21), após a sessão plenária, Rigon destacou que o objetivo é oferecer um atendimento de qualidade à população. Caso o tempo de atendimento não seja cumprido, os usuários que se sentirem prejudicados poderão reclamar no Balcão do Consumidor. Será necessário apresentar o bilhete da senha, que conste a identificação da agência, horário de recebimento da senha e o horário do atendimento do cliente, que deve ser disponibilizado pela agência.

     

    Para aquelas que desrespeitarem a lei, está previsto, em um primeiro momento, uma advertência. Em caso de reincidência, poderão ser aplicadas multas no valor de 6.000 UFMs (Unidade Fiscal Municipal).

  • Quarta-Feira, 21/03/2018

    Projeto na Câmara de Vereadores pretende incentivar empresários que favorecem aprendizes

    Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, na segunda-feira (19), foi aprovado o desarquivamento do projeto de lei que cria o Selo de Empresa Amiga do Aprendiz. A proposta é de autoria do vereador Aristeu Dalla Lana (PTB) e deu entrada na casa ainda em 2017. De acordo com a matéria, o Executivo deverá homenagear com o Selo, no fim de cada ano, três empresas.

     

    Uma comissão deverá eleger as que mais se destacaram na aplicação da Lei Federal, conhecida como a Lei da Aprendizagem. Para o vereador, esse projeto é uma maneira de fomentar que as empresas auxiliem os jovens a desenvolver uma profissão. O vereador explicou, durante entrevista na Uirapuru, que posteriormente será conversado com o prefeito, quanto aos incentivos para os empresários. De acordo com o parlamentar, o principal objetivo é contribuir para o aprendizado dos jovens do município.

     

    A criação do Selo, na opinião do vereador, é uma forma de dar um respaldo aos empresários que dão a oportunidade aos aprendizes. A legislação prevê que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar de até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

     

    Os jovens têm a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver competências para o mundo do trabalho. Enquanto os empresários têm a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país, difundindo os valores e cultura de sua empresa.

  • Terça-Feira, 20/03/2018

    Verão termina hoje e outono chega com promessa de tempo firme até o fim de semana

    O Verão termina oficialmente hoje (20), às 13h39, dando lugar ao Outono, a estação que antecede o Inverno. O Outono tem como principal característica os nevoeiros, amplitude térmica e pouca chuva. O observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivengdonei Sampaio, revelou que o mês de março registrou, até o momento, 88 milímetros de chuva. Isso corresponde 65% da média para o mês, que é de 135 milímetros.

     

    Em março de 2017 foram 195 milímetros registrados em Passo Fundo. Sampaio explicou que a característica de Outono, sentida desde ontem, vai dar lugar ao tempo seco a partir de quarta-feira, quando uma massa de ar mais seco chega para derrubar as temperaturas e garantir tempo seco até a próxima sexta-feira em Passo Fundo.

Pesquisar artigos anteriores

Você acha que a Assembleia Legislativa deve autorizar o governo a ouvir a população sobre a venda de estatais?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas