Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Valdir Mello

  • Quarta-Feira, 27/06/2018

    Prefeitura ganha prêmio pelo programa Farmácia Mais Perto

    A experiência com o programa Farmácia Mais Perto, que leva uma farmácia móvel até os bairros e localidades do interior do município, foi a primeira colocada na categoria Gestão da Assistência Farmacêutica do Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS). O exemplo de Passo Fundo, apresentado pela Secretaria de Saúde, rendeu mais um prêmio para o município. O evento, que acontece anualmente, começou nesta terça-feira (26) e segue até quinta-feira (28) e elegeu as experiências exitosas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, o programa Farmácia Mais Perto será um dos representantes no Rio Grande do Sul no Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, que acontece no próximo mês, em Belém do Pará. Este ano o congresso teve como tema Somando esforços, multiplicando resultados, e contou com a Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, com o objetivo propiciar o compartilhamento de experiências municipais bem sucedidas no âmbito do SUS, além de estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções, visando a garantia do direito à saúde. Para participar, as secretarias inscreveram seus programas e passaram por uma primeira avaliação. As experiências selecionadas é que então participaram da Mostra que elegeu as melhores. No total, foram premiados 12 trabalhos. Alguns dos quesitos para participar eram se tratar de experiências bem sucedidas que contribuíssem para a gestão do SUS e para a garantia do direito à saúde da população com, no mínimo, seis meses de realização. Foram avaliados a relevância e aplicabilidade, a ampliação do acesso, a coordenação do cuidado em rede, o caráter inovador, o alinhamento às diretrizes do SUS e integralidade e a apresentação oral. A experiência do Farmácia mais Perto foi apresentada pela secretária de Saúde, Carla Gonçalves, que explanou sobre o programa para uma banca de jurados. “Ontem, durante todo o dia, foram realizadas as apresentações das experiências. Os melhores pontuados receberam premiação. Na Gestão de Assistência Farmacêutica, que era uma das temáticas, conquistamos o primeiro lugar. Os premiados agora serão inscritos na Mostra de Experiências Exitosas do SUS do Congresso do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e lá também será apresentado e concorre à premiação”, explica a secretária. De acordo com ela, vale ressaltar que se trata de um programa consolidado e estruturado no município. “Quando este programa começou a ser construído passou por avaliação do Conselho Municipal de Saúde e quando foi aprovado já estava com alvará sanitário, já estava todo estruturado, especialmente do ponto de vista de logística. E agora está sendo qualificando no processo de cuidado, que é o farmacêutico acompanhar mais de perto o uso do medicamento, para promover adesão à terapia”, salienta.

     

  • Terça-Feira, 26/06/2018

    Processos criminais de 12 presídios serão centralizados no Fórum de Passo Fundo

    Em 30 de janeiro o governador José Ivo Sartori sancionou uma lei que cria cinco Varas Regionais de Execuções Criminais no Rio Grande do Sul, abrangendo as cidades de Caxias do Sul, Santa Maria Santa Cruz do Sul, Pelotas e Passo Fundo. O objetivo dessas novas estruturas será agilizar a gestão dos presos nas casas prisionais do Estado. A primeira vara regional instalada foi em Caxias do Sul, no último dia 20. As próximas comarcas deverão ser Santa Maria e Santa Cruz do Sul. Em Passo Fundo ainda não há uma definição sobre a data de instalação, mas o Fórum já se organiza para contar com essa nova estrutura. A juíza Rossana Gelain, que assumiu no mês passado a direção do Fórum, cita que a Vara de Execuções Criminais Regional (VEC) de Passo Fundo vai centralizar processos de 12 casas prisionais, de 8 municípios que ficam num raio de até 100 quilômetros. A estimativa é de receber cerca de 4 mil processos até o fim do ano. A juíza cita que a VEC Regional já vai iniciar com uma grande demanda e muitos processos já com necessidade de alguma decisão urgente. Um juiz deverá ser nomeado e será de sua responsabilidade fazer o controle, fiscalização e o cumprimento da lei de execuções penais, contanto com a participação do Ministério Público e Defensoria Pública. Como beneficio está a padronização dos procedimentos e a celeridade no julgamento de processos criminais. O promotor criminal Marcelo Pires salienta que ainda é cedo para avaliar a regionalização da Vara de Execuções Criminais Diz que a promotoria criminal ficará com dois promotores para atuar nos processos.

  • Segunda-Feira, 25/06/2018

    Chuva favorece desenvolvimento do trigo na região norte

    As condições climáticas da última semana, com chuva na medida, foram boas para o desenvolvimento do trigo e da cevada e para os tratos culturais da canola. Quem plantou trigo recentemente foi favorecido, ao contrário dos produtores que fizeram a semeadura na semana retrasada, quando o alto volume de chuvas causou estragos nas lavouras, resultando em erosão do solo e pouca palha.

     

    No programa Cotações e Mercado de ontem (24), o engenheiro agrônomo da Emater, Cláudio Doro, informou que o percentual de área plantada com o cereal na região é de 95%. Destacou que a área plantada de trigo no Rio Grande do Sul reduziu em 3,35%. Nesta safra serão semeados 668 mil hectares, sendo que no ano passado foram um pouco mais de 691 mil hectares. No entanto, ao contrário do Estado, a região de Passo Fundo deve crescer 3,05%.

     

    Conforme dados da Emater, deverão ser plantados 49.498 hectares. Doro disse que o momento é de fazer o monitoramento das lavouras, o controle do azevém e depois a aplicação de ureia.

  • Sábado, 23/06/2018

    Lançado edital de licitação para ampliação do aeroporto de Passo Fundo

    O governador José Ivo Sartori autorizou o edital de licitação para ampliação e reforma do Aeroporto Lauro Kortz. O lançamento do processo licitatório ocorreu no auditório da biblioteca da Universidade de Passo Fundo (UPF), com a presença de lideranças municipais e estaduais e comunidade. Assim que o edital for publicado no Diário Oficial da União, as empresas interessadas em executar os serviços vão poder se candidatar. Dentro dos prazos legais será feita a escolha, mas a expectativa é de que a obra inicie ainda neste ano. São ao todo R$ 55 milhões para novo terminal de passageiros e pátio de aeronaves, esteira de carregamento de bagagens, instalação de equipamentos para melhorar os pousos e decolagens das aeronaves, ampliação das cabeceiras, novo estacionamento de veículos e pista de taxiamento para até cinco aeronaves. Em seu pronunciamento, o governador Sartori destacou que o sonho da cidade de ter um aeroporto à sua altura está mais perto. Em entrevista à Uirapuru, o prefeito Luciano Azevedo frisou que o lançamento do edital é uma grande conquista para Passo Fundo e que as melhorias no Aeroporto Lauro Kortz terão repercussão por muitos anos. A obra é essencial para que Passo Fundo continue se destacando e ampliando a sua capacidade de ser polo regional. Além disso vaiincrementar a atividade econômica dentro do município. O deputado Gilberto Capoani (MDB) frisou que o aeroporto de Passo Fundo é o primeiro do Estado, dentro do Programa Nacional de Aviação Regional, e o segundo do país a lançar o edital de licitação. Destacou que a ampliação e reforma do Lauro Kortz vai facilitar a vinda de investidores, melhorar a vida dos passo-fundenses e ainda consolidar Passo Fundo como polo regional. O deputado estadual Juliano Roso (PCdoB) falou à Uirapuru que a obra representa a união de Passo Fundo, da prefeitura e das lideranças políticas, empresariais e comunitárias, entorno de uma bandeira maior. Destacou que se Passo Fundo se mantiver unida terá grandes vitórias como esta pela frente. O pré-candidato a senador Beto Albuquerque (PSB) lembrou que há 16 anos, em função da realização de algumas obras, o aeroporto de Passo Fundo conquistou a regularidade de voos com São Paulo. Disse que a cidade foi transformada em um hub da viação, com pessoas vindas de outros locais para pegar voos para o centro do país. Beto Albuquerque afirmou que a ampliação do terminal de passageiros é uma urgência de anos.

  • Sexta-Feira, 22/06/2018

    Inverno inicia oficialmente com previsão de frio dentro da normalidade

    O inverno começou oficialmente dia  20 , mas o frio já havia sido sentido nos últimos 20 dias, com temperaturas até mesmo abaixo de zero. A Uirapuru conversou com o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivengdonei Sampaio, que destacou uma previsão para a estação dentro da normalidade. Sampaio explicou que a previsão de diminuição do La Niña se confirmou e com isso o inverno terá poucos dias de frio em sequência, o que é normal. Não são esperadas temperaturas extremas, mas o destaque fica para as máximas, que devem ficar acima da média para a segunda quinzena de julho, algo em torno de 23°C. Sobre as chuvas, Sampaio afirma que a previsão aponta volumes dentro da média. O mês de julho, ainda por vir, deve fechar com 150 milímetros, sendo este um dos mais chuvosos do ano. A expectativa é de que as ondas de frio se estendam até meados de agosto e percam força a partir de setembro, quando ocorre a transição para a nova estação.

     

Pesquisar artigos anteriores

Você acha que a imprudência dos motoristas é a causa dos acidentes na ERS 324, entre Passo Fundo e Marau?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas