Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Valdir Mello

  • Sábado, 23/05/2015

    Vacinação da Gripe é prorrogada até o dia cinco de junho

    A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 5 de junho. O adiamento do final da campanha foi uma orientação do Ministério da Saúde para todo o estado do Rio Grande do Sul, que ainda não atingiu a meta de 80% de cobertura entre os grupos prioritários. Em Passo Fundo, a expectativa é de que até o final da campanha mais de 46 mil pessoas recebam a vacina, dentre elas mais de 11 mil crianças e 22 mil idosos. O grupo prioritário para a vacinação conta com crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e idosos. Quem ainda não está imunizado contra a gripe deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Ainda, a Prefeitura oferece o Programa Vacinação em Casa, voltado para a população idosa.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-0164.

     

     

  • Sexta-Feira, 22/05/2015

    Credenciadora do Freio de Ouro inicia hoje no Parque Wolmar Salton

    O anexo de exposições do Sindicato Rural  de Passo Fundo, que fica  junto ao Parque Wolmar Salton, recebe a partir de hoje mais uma etapa da credenciadora para o Freio de Ouro 2015. Com mais de 100 cavalos inscritos, muitos vindos das mais variadas regiões do Estado, o evento seguirá também ao longo do sábado e do domingo até o meio dia. Na manhã de hoje (22), tem início da resenha coletiva, seguida da concentração de machos  e morfologia credenciadora. No sábado, a partir das 9h, tem inicio a etapa funcional da credenciadora e durante a tarde, a partir das 14h, tem inicio a prova da mangueira credenciadora e às 16h a prova de campo 1. No domingo, a partir das 9h, tem inicio a etapa final da credenciadora e freio proprietário. O evento encerra às 12h de domingo com a entrega dos prêmios. As provas tem como jurados Cassius Frick, Marco Antônio Srumpf e Marlus Arruda Silva. As inscrições para as provas já encerraram. Na etapa de Passo Fundo serão escolhidos 4 machos e 4 fêmeas , que passarão para a próxima fase, uma seleção regional que acontecerá em Santo Ângelo. Segundo o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo de Passo Fundo, Josemar Sgorla, o local teve investimentos da Prefeitura e do Sindicato, com novos banheiros, espaço limpo e com restaurante e praça de alimentação. A entrada para prestigiar o evento é gratuita. O resultado das provas deverá ser divulgado a partir das 12h de domingo.

  • Quinta-Feira, 21/05/2015

    Até agora 60% do público alvo foi vacinado contra a gripe na cidade: Campanha encerra amanhã sexta- feira

    Nesta sexta-feira, 22 de maio, encerra a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Conforme dados da Secretaria de Saúde, a meta de vacinação é de 80% do público prioritário, sendo que até agora 60% do percentual foi atingido. Isso revela que de um universo de 46 mil pessoas, em torno de 27 mil foram vacinadas. A secretária adjunta de Saúde, Eliana Bortolon, explicou que alguns sub-grupos estão procurando menos o serviço, pelo frio ainda não ter chegado,  o que preocupa. Se os números continuarem baixos é provável que o Ministério da Saúde prorrogue a Campanha. Caso isso não ocorra, ela lembrou que as doses que sobrarem são ofertadas para a comunidade, mas isso ainda vai depender das orientações do governo. Ainda conforme a secretária adjunta, quanto mais cedo à população for vacinada mais rápido o corpo criará resistência ao vírus da gripe, o que pode demorar no mínimo 15 dias. Podem fazer a vacina de forma gratuita, nos postos de saúde, crianças entre seis meses e cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, gestantes,  mães que deram a luz há menos de 45 dias e pessoas com mais de 60 anos.

     

  • Quarta-Feira, 20/05/2015

    V. O. R do aeroporto só deve voltar a operar em junho, um ano após ser danificado

    Em junho do ano passado, após ser atingido por um raio, o V.O.R, que é um equipamento utilizado para a navegação aérea e importante para orientar o pouso e decolagem de aviões no Aeroporto Lauro Kortz, queimou e até agora ainda não voltou a ser utilizado. O instrumento já foi consertado, mas não entrou em operação pois necessita ser aferido pelo Comando Aeronáutico da Força Aérea Brasileira. Segundo Sergio Alencar, do Departamento Aeroportuário (DAP), da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, a Força Aérea possui 6 aviões laboratórios para fazer a aferição de equipamentos nos aeroportos de todo o País. Apenas dois estão em operação, o que atrasou que o serviço fosse realizado em Passo Fundo. O departamento solicitou urgência para a aferição e a expectativa é de que os técnicos venham na primeira quinzena de junho, ou seja, exatamente um ano após o V.O.R ser danificado. Sem o equipamento, a dificuldade para pousos e decolagens no aeroporto de Passo Fundo é maior, principalmente nos dias de chuva ou neblina. Segundo o DAP, para suprir a falta do V.O.R. está em operação no aeroporto o N.D.B, que é semelhante e também auxilia a navegação aérea.

  • Terça-Feira, 19/05/2015

    Estradas do Interior: Trabalho é contínuo em todas as regiões afirma secretario

    Participando do programa cotações e mercado, o secretário do interior Antônio Bortoloti, fez um panorama da situação das estradas na área rural do município. Citou que o trabalho é permanente de recuperação das estradas em todos os distritos. Segundo Tonico, as equipes da Secretaria fizeram um excelente trabalho nos dias que antecederam a safra da soja, colocando a maior das vias em condições para o escoamento. Para os próximos dias as ações estarão direcionadas para as localidades do Passo do Cruz, São Valentin, Vila Roso e Nossa Senhora das Graças. Os serviços ocorrem somente com as condições do tempo adequadas. Tonico disse que os agricultores têm nos sub-prefeitos de cada distrito um canal direto com a secretaria do Interior e com a administração municipal para solicitar os serviços na área rural...Com relação ao maquinário disponível para atender os agricultores, o secretário disse que recebeu recentemente uma nova retroescavadeiras e outra já está em processo de licitação, que junto com outros veículos e equipamentos proporcionam um atendimento mais qualificado. Tonico disse que também está sendo dada uma atenção especial para a recuperação das pontes no interior. Do total de 32 existentes, sete já foram reformadas ou reconstruídas pelas equipes.

     

     

Pesquisar artigos anteriores

Você participa do movimento comunitário de Passo Fundo?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas