Prefeitura articula entre Cultura Artística e Sesc

Créditos: Divulgação

O grupo Cultura Artística é uma associação das mais antigas em atividade na cultura da cidade de Passo Fundo. Por cerca de quatro décadas, eles ensaiaram, promoveram recitais e mantiveram um piano de cauda no Fórum da cidade. Este ano, porém, diante da impossibilidade de manter o piano naquele local, o grupo, através da ex-presidente, Glaci Bortolini e do atual presidente, Rafael Figueiredo, procurou a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Passo Fundo em busca de auxílio.

Segundo o secretário da pasta, Pedro Almeida, não havia a possibilidade de colocá-lo, por exemplo, no Teatro Municipal, por isso foram em busca de uma alternativa. “Como não teríamos como colocar o piano no Teatro, procurei o Sesc. Através da gerente Aline articulamos uma parceria entre o Sesc e o grupo Cultura Artística para um comodato deste piano”, conta o secretário. Depois de tramitar por alguns meses, a parceria foi firmada e o piano já está no novo local e, inclusive, já foi objetivo de um recital realizado no início deste mês.

Conforme Aline Pasquetti, gerente do Sesc Passo Fundo, essa articulação surgiu a partir do secretário Pedro Almeida que apresentou essa necessidade da Cultura Artística de ter um novo local para guarda do piano e, em especial, para fazer as atividades de espetáculos musicais. “O Sesc trabalha como programador cultural e está sempre em busca de novas atividades, de novos parceiros para que isso aconteça. Já conhecíamos o trabalho da Cultura Artística, já tínhamos feito algumas atividades com eles no Teatro do Sesc e entendemos que é um trabalho importante para a comunidade, que é um trabalho belíssimo na área da cultura e que tem tudo a ver com o Sesc, com o nosso propósito, com a nossa missão”, comenta.

Por isso, a ideia foi levada para a direção regional do Sesc para entender a possibilidade de trabalhar com comodato, onde o Sesc ficaria com a guarda do piano e seria parceira em todas as ações que a Cultura Artística oferecer a partir disso. “Tendo a autorização, passamos a trabalhar na efetivação do termo, que está efetivado. Já realizamos o primeiro espetáculo e agora teremos aí um belíssimo ano, de muitas atividades junto com o Cultura Artística”, projeta.

Para o presidente do grupo, quem ganha com a parceria é a cultura de Passo Fundo. “A parceria representa a retomada das apresentações de música erudita na cidade com presença de piano”, ressalta Rafael.

Além de auxiliar na articulação, a Prefeitura também realizou o transporte e deslocamento do piano. “Passo Fundo volta então a ter um piano de cauda para que possa realizar essas atividades culturais tão importantes da cidade. Foi uma vitória da cidade e do meio artístico que veio através de uma articulação da Secretaria de Cultura, da Prefeitura de Passo Fundo, do Sesc e da Cultura Artística”, salientou Pedro Almeida.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Notícias Recomendadas