14° Encontro de Bandoneon reúne bom público e músicos de diversas nacionalidades

Créditos: Gabriela Rosa/Rádio Uirapuru

No último final de semana o salão de eventos do colégio Notre Dame sediou o tradicional Encontro Internacional de Bandoneon. O instrumento de origem alemã foi criado para ser usado na música religiosa e na cultura popular. Mas imigrantes incorporaram o instrumento à música da região e permanece até os dias de hoje.

 

A sua 14ª edição contou com a realização da 7ª Região Tradicionalista do MTG, e apoio da Prefeitura Municipal. Passo Fundo hoje é considerada a Capital Estadual do Bandoneon, sendo que músicos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e participantes do Uruguai e Argentina estiveram realizando suas apresentações na cidade.

 

Para o secretário municipal de Cultura Pedro Almeida, o município possui um destaque muito grande no cenário cultural, são diversos eventos que incentivam a cultura e a tradição. Disse que o evento é sempre muito esperado pelos músicos e pelo público que aprecia o instrumento, engrandecendo Passo Fundo.

 

O idealizador do evento, Plinio Menna Barreto do Amaral, o Tio Mena Barreto, que, com mais de 90 anos, participou da organização e acompanhou o encontro. 

 

Em entrevista a Uirapuru, agradeceu  a presença da imprensa e explicou que todas as edições o evento atrai um grande público. Segundo ele o encontro é importante porque reúne grandes artistas e amigos de diferentes cidades do Estado e de outros países. 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Notícias Recomendadas