Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cultura

Publicada em: 20/12/2016 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Espetáculo Danças do Brasil encanta público

Rádio Uirapuru
Créditos: Natália Fávero
Espetáculo Danças do Brasil encanta público

Do forró à dança gaúcha: o Grupo de Danças Folclóricas da Universidade de Passo Fundo (UPF), ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), encantou o público que prestigiou o espetáculo “Danças do Brasil”, realizado na noite de segunda-feira, 19 de dezembro, no Teatro do Sesc. Além disso, foram lançadas as comemorações dos 20 anos do Grupo e o II Congresso Internacional de Folclore - Dança e Tradição.


O público lotou o Teatro do Sesc para conferir os 11 números apresentados no espetáculo, que resgatou as danças e músicas de diversas regiões, apresentando o contraste e a diversidade cultural do Brasil. As apresentações contaram com 30 bailarinos e 4 músicos que integram o Grupo. “As apresentações são as danças do Brasil, porque o grupo pesquisa o folclore brasileiro. É um espetáculo com danças novas, que representam o folclore e ritmos do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país”, comentou o coordenador do Grupo, Luis Gustavo Maias da Silva.


Durante o evento, também aconteceu o lançamento das comemorações dos 20 anos do Grupo de Danças Folclóricas da UPF, que realizará em 2017, espetáculos e inserções especiais. O Grupo iniciou como um projeto da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) em 1997 e, desde lá, já participou dos mais diversos eventos culturais representando a UPF e apresentando sua pesquisa folclórica através da dança de seus alunos. “Integrava o grupo quando ele foi fundado e há alguns anos retornei como coordenador. É uma grande satisfação fazer parte deste grupo. Em 2017, faremos uma programação especial, resgatando danças que já fizeram parte e convidar pessoas que passaram pelo grupo”, revelou o coordenador.



Também aconteceu o lançamento do II Congresso Internacional de Folclore - Dança e Tradição, que será realizado de 20 a 27 de maio de 2017. O evento oportunizará o contato de países convidados, com representações de casais que estarão oferecendo oficinas, palestras e espetáculos de suas culturas. Será a segunda edição do congresso internacional, que busca fortalecer o folclore e a cidade como um polo cultural. “Cerca de seis a sete países da América Latina e Europa estarão representados no Congresso por casais que trarão suas danças e sua cultura para Passo Fundo”, ressaltou.



Um dos grandes objetivos do grupo é conhecer e divulgar a cultura dos diferentes povos que formaram o Brasil e a tradição que essa influência trouxe, por meio das danças envolvendo culturas, raças e geografias diversas. “Essa apresentação é um momento marcante para a Universidade e para o grupo que completará 20 anos de história. O grupo é muito importante nesta dimensão comunitária, que se afirma por meio destas apresentações culturais e que contribui para o cultivo das tradições e das raízes culturais”, enfatizou o coordenador da Divisão de Extensão da UPF, Marcio Tascheto.



Também participou da solenidade do evento o secretário municipal de Educação, Edemilson Brandão.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Terça-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo



A redução da estrutura das escolas públicas pode prejudicar ainda mais o nível de ensino?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas