Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cultura

Publicada em: 11/04/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Hospital da Cidade recebe Exposição fotográfica Olhares que transformam

Rádio Uirapuru
Créditos: Camila Guedes
Hospital da Cidade recebe Exposição fotográfica Olhares que transformam

O Programa de Extensão ComSaúde da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu, nessa segunda-feira, 10 de abril, a abertura da exposição fotográfica itinerante "Olhares que transformam", de autoria do fotógrafo André François. O evento foi realizado no Espaço Multiuso do Edifício Centenário, no Hospital da Cidade, e reuniu representantes da Universidade, do hospital e público em geral.



Segundo a coordenadora do curso de Artes Visuais da UPF, professora Mariane Loch Sbeghen, que integra a equipe organizadora da atividade, a exposição permitirá que espaços como um hospital se tornem mais humanizados por meio da arte.

 

O objetivo, de acordo com a professora, é levar a exposição a vários espaços e socializar esses ambientes com imagens que sensibilizem, humanizem as pessoas que passam por eles. “A ideia é propor novos espaços. Espaços onde estão as pessoas. São espaços onde não é comum se deparar com uma exposição, é um elemento surpresa. As pessoas são surpreendidas e sensibilizadas”, destacou.



Na opinião do coordenador da Divisão de Extensão, professor Márcio Tascheto, participar desse momento com uma exposição de abrangência nacional que chega a Passo Fundo por meio de um projeto de extensão demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido na Instituição. “Dentro da Universidade, temos essa preocupação de dar um retorno qualificado para a comunidade ao mesmo tempo em que a gente se qualifica, se vinculando com as instituições, com a sociedade de forma ampla nas nossas formações e nas nossas ações. É muito gratificante perceber o nível a que chegam as nossas ações”, ressaltou o professor.


Olhares que transformam


André François, fotógrafo há quase trinta anos, criou, em 1995, a OSCIP ImageMagica, com a intenção de levar a imagem para dentro de escolas e hospitais de todo o Brasil e do mundo. Desde 2006, se dedica ao registro da saúde com o objetivo de sensibilizar pessoas e provocar mudanças. François publicou seis livros sobre o tema e hoje desenvolve o Projeto Vida – Um documentário sobre saúde no mundo, que tem o apoio de organizações como ONU, OMS e Médicos Sem Fronteiras, entre outras organizações. Para esse projeto, André esteve em países como Quênia, Ruanda, Lesoto, Haiti, Canadá, China, Japão e Camboja.



A mostra Olhares que transformam ilustra histórias de vida que François conheceu rodando o país. Sua busca foi voltada a descobrir como as pessoas podem ter uma boa qualidade de vida, seu caminho para ter acesso à saúde, a importância da cultura para a comunidade, entre outros temas que surgiram no caminho.



De acordo com a coordenadora do projeto de extensão ComSaúde, professora Cristiane Barelli, a forma com que o fotógrafo retrata a realidade que conhece, percebendo o mundo em que se vive, é o primeiro passo para, de alguma forma, melhorá-lo. “Defendo muito a humanização em ambiente hospitalar e acho muito triste ter que falar em humanizar o que é humano. Avançamos muito na questão da tecnologia para dar o maior conforto aos nossos pacientes, melhores tratamentos, melhores diagnósticos, mas as coisas simples como o olhar no olho, o se sensibilizar com uma imagem se perderam e é por isso que nós estamos aqui com essa exposição”, finalizou.



ComSaúde


O Programa ComSaúde é coordenado pela professora Cristiane Barelli e envolve os cursos de Medicina, Artes Visuais e Jornalismo. Tem como objetivo produzir e divulgar informações qualificadas sobre promoção de saúde e qualidade de vida por meio de estratégias de comunicação e tecnologias de informação e comunicação.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Repercussão

com Claudionor Ramos

Quinta-Feira

das 17:00 às 17:55

ouça ao vivo



Você acha que o Brasil precisa de uma Reforma Trabalhista?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas