Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cultura

Publicada em: 27/07/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Obra de autora passo-fundense é tema de projeto literário para 600 alunos de Marau

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Obra de autora passo-fundense é tema de projeto literário para 600 alunos de Marau

Valorizando a produção literária local, o livro “No Coração da Floresta”, obra da escritora passo-fundense, Luciana Lhullier, é tema de um projeto de incentivo à leitura que está sendo realizado no IESTA – Instituto São Tomás de Aquino. Mais de 600 alunos da escola, localizada na cidade de Marau/RS, estão envolvidos com as atividades. “Nossa intenção principal é mostrarmos para os alunos que o livro é um investimento para toda a vida”, destaca a coordenadora do Projeto, Rejane Carminatti.

 

Os estudantes já tiveram contato com a obra, através de um trabalho que já vem sendo executado desde o início do ano, de forma interdisciplinar. As ações vão desde releituras feitas em aulas de artes, até interpretações dos contos de fadas e a leitura do livro de Luciana.

 

“No Coração da Floresta” traz uma coleção de poemas, ensaios e imagens que remetem a histórias conhecidas da cultura ocidental. Dos Contos de Fada à Mitologia Grega, de Shakespeare a Edgar Allan Poe, a autora faz uso de diferentes pontos de vista e dá voz e rosto a personagens por vezes antes caladas e na sombra, para que reclamem seu lugar no universo ficcional que habita nossa memória. “A metáfora da Floresta refere-se ao mundo interno, nem sempre conhecido, dentro de cada ser humano, em que tempo, espaço e realidade são conceitos flexíveis, que abarcam também as narrativas da humanidade, essas histórias, que dão vida às nossas ideias e sentimentos”, diz a autora.

 

O encerramento do Projeto Literário do IESTA acontecerá no dia 27 de outubro, na Casa de Cultura de Marau, com um bate-papo com a autora, que é Mestre em Teoria Literária, pela PUCRS. Luciana Lhullier foi professora, tradutora, intérprete, mediadora cultural e, recentemente, produziu o documentário Amor Animal. Já organizou e publicou livros, artigos e capítulos sobre Ensino de Língua Estrangeira. Colaborou com textos para os sites Red Room e Big Think. Atualmente mantém um blog de poesia em língua inglesa, o Wooden Box, um blog de ensaios e poesia em língua portuguesa, homônimo ao livro No Coração da Floresta, e uma página com histórias no site Storybird .

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Jogo Limpo

com Luciano Silveira

Segunda-Feira

das 20:10 às 21:30

ouça ao vivo



Você acha que a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas resolveu o problema da baderna noturna noCentro?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas