Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cultura

Publicada em: 12/08/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Comemorações Farroupilhas iniciam com acendimento da Chama Crioula em Mostardas

Rádio Uirapuru

As comemorações da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul começaram oficialmente ontem (11), com o acendimento da Chama Crioula no distrito de São Simão, em Mostardas. Esse é um dos eventos mais importantes do calendário tradicionalista gaúcho, que se repete, todos os anos, desde 1947.

 

Tudo começou com um grupo de jovens, conhecido como Grupo dos 8, que na época retirou uma centelha da pira da pátria e conduziu do Parque Farroupilha até o Colégio Júlio de Castilhos. Hoje o ato simboliza o reacendimento dos ideais e valores do homem do campo, que formaram o Movimento Tradicionalista Gaúcho.

 

A Chama foi gerada na Pedra de Anita, local de nascimento de Menotti Garibaldi. Após foi realizada uma Cavalgada até a cidade de Mostardas, seguido de recepção da centelha no Palanque Oficial e ao final do dia ocorreram apresentações artísticas no Parque do CTG Tropeiros do Litoral.

 

O ato solene de distribuição da centelha para as 30 Regiões Tradicionalistas do Estado acontece hoje (12), às 10h, no CTG Tropeiros do Litoral.

 

Os Cavaleiros do Planalto Médio vão conduzir a centelha até Passo Fundo. Direto de Mostardas, o Repórter a Cavalo José Almeida informou que a jornada inicia na manhã desse domingo.

 

Serão 21 dias no lombo do cavalo, passando por 16 cidades, até chegar em Passo Fundo no dia 30 de agosto. A cavalgada tem um percurso de 577 quilômetros.

 

Conforme José Almeida, nos últimos 12 anos o grupo percorreu um total de 5.565,8 km somente conduzindo a Chama. A centelha será entregue a 7º Região Tradicionalista, que representa 41 municípios e mais de 101 entidades.

 

O acompanhamento da jornada da Chama Crioula conta com o oferecimento de Erva Mate Tio Tomás, Zincrom zincagem, Pastelaria do Zé e Transpasso.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você está satisfeito com a atuação dos vereadores de Passo Fundo neste 1º ano de mandato?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas