Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cultura

Publicada em: 11/09/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Mini Feira do Livro: música, cores e literatura para todas as idades

Rádio Uirapuru
Créditos: Felipe Souza/AI Feira do Livro
Mini Feira do Livro: música, cores e literatura para todas as idades

De um lado, livros pendurados chamavam atenção; as cores das latas da “Eco Sala” foi um dos atrativos. Do outro lado, balanços nas árvores remeteram adultos à infância e as crianças fizeram a festa. Um pedacinho da Feira do Livro de Passo Fundo foi parar em uma das praças mais movimentadas da cidade. Pelo segundo ano consecutivo, a Mini Feira do Livro levou aos amantes da leitura uma pequena amostra do grande evento literário, que nesse ano será realizado de 03 a 12 de novembro no Bourbon Shopping.

 

A Praça Antonino Xavier, em frente ao “Amigo do Livro”, o Hospital da Cidade, foi palco de uma grande movimentação literária e cultural promovida pela Associação dos Livreiros de Passo Fundo, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação. A tarde ensolarada do domingo (10), reuniu leitores de zero a cem anos, que encantados com a magia dos livros, não perderam a oportunidade de se divertir e viajar por entre as páginas e suas histórias.

 

Outra atração da Mini Feira do Livro foi o Piquenique Literário, espaço destinado para troca e doação de livros. As obras arrecadadas serão repassadas ao Hospital da Cidade de Passo Fundo, que na 31ª edição do evento, será homenageado como “Amigo do Livro”, devido a biblioteca existente na Instituição. Para a presidente da Associação dos Livreiros de Passo Fundo (ALPF), Silvana Rovani, a Mini Feira superou as expectativas, pois levou cores, música e muita literatura a todos que deram uma passadinha na Praça.

 

Conforme Silvana o apoio da Prefeitura Municipal, bem como das empresas participantes e apoiadoras do evento, e a parceria dos livreiros de Passo Fundo, são fundamentais para a realização tanto da Feira do Livro, como as Mini Feiras. “Tivemos a participação de um bom público no nosso evento literário, o que é motivo de muita alegria. Temos parceiros importantes nessa caminhada e sem dúvidas isso fortalece nossa Feira para que possamos levar cultura a todos os leitores, além de uma programação variada”, destaca.

 

Estiveram presentes na Mini Feira do Livro o Secretário Municipal de Educação, Edmilson Brandão, além de profissionais que auxiliam na Secretaria, representantes da Biblioteca Municipal e do Quiosque de Leitura Roberto Pirovano Zanatta, o membro da Junta Administrativa HC/HBPM, Dionísio Balvedi e o Assistente Social do HC, Charles Vieira, o escritor Pablo Morenno além de representantes da imprensa. A Associação Passofundense de Cegos (Apace), participou da Mini Feira do Livro e comercializou produtos para arrecadar fundos que auxiliarão na manutenção da entidade.

 

As cores e o balanço da literatura

 

Com a proposta de transmitir às crianças uma leitura no meio urbano, onde o aprender não precisa ser necessariamente em uma sala de aula convencional, o projeto “Eco Sala” levou ainda mais cores para a Mini Feira do Livro. As alturas dos assentos retratam as fases que a criança percorre na escola, desde o berçário até sua formação. As cores remetem a diferentes formas de pensar do indivíduo, onde cada pessoa pode ter um dom, se identificando em sua formação. Já o projeto literário “Um Balanço na Vida”, busca levar para as crianças um pouco da alegria e diversão que o balanço pode proporcionar, além de resgatar o hábito da leitura e o sentir da cidade. Outras intervenções culturais deverão ser realizadas pela ALPF, que participará da Jornada Nacional de Literatura em outubro.  

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

De tudo um pouco

com Valdir Mello e João Victor

Sexta-Feira

das 20:15 às 23:00

ouça ao vivo



Você acha que o Brasil está saindo do atoleiro da pior crise já vivida pelo país?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas