Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cultura

Publicada em: 27/10/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Eventos literários e culturais movimentam escolas municipais

Rádio Uirapuru
Créditos: Glenda Vívian/Prefeitura
Eventos literários e culturais movimentam escolas municipais

O que faz de Passo Fundo Capital da Literatura? Sim, a Jornada Nacional. Mas esta é apenas uma das diversas atividades literárias que fazem da cidade destaque no estado e no país no quesito literatura. Prova disso são as constantes ações promovidas nas escolas, em especial nas municipais, tendo como pano de fundo a leitura e a literatura.

Antecedendo a Jornada, os alunos da rede se envolveram nas Estações de Leitura, onde os estudantes mostraram o quanto estavam preparados para receber os autores, com suas obras na ponta da língua e em lindas apresentações artísticas e exposições de trabalhos. Porém, se engana quem pensa que as ações pararam com o fim do grande evento que é a Jornada Nacional de Literatura. As escolas continuam mobilizadas em torno dos livros.

Uma delas é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Romana Gobbi, que fica no bairro Santo Antônio da Pedreira. Por lá foi organizada a 1ª Feira do Livro, realizada nesta sexta-feira (27) com a presença do autor Rani de Souza e tendo como público-alvo os alunos de todos os níveis da escola e a comunidade escolar. Além da comercialização e troca de livros, o evento proporcionou contato direto com o autor, apresentações artísticas e a participação da Trupe da Literatura da Biblioteca Municipal Arno Viuniski.

Visitando a Feira do Livro da escola, o vice-prefeito João Pedro Nunes ressaltou a importância da promoção dessas atividades. “Os livros possibilitam os sonhos. Através dos livros vêm a paz a e esperança, pois é com o conhecimento contido neles que podemos dialogar e nos entender. É por isso que os livros abrem caminhos”, destacou. Além disso, enfatizou que a soma de esforços de professores e da direção da escola é que permitiu essa grande oportunidade aos alunos e à comunidade.

Também participando do evento, o secretário de Educação, Edemilson Brandão, enalteceu a iniciativa da escola e lembrou a vocação literária da cidade. “Levamos o título de Capital Nacional da Literatura e Capital Estadual da Literatura não só pela Jornada, mas por todas essas ações e atividades que são realizadas em Passo Fundo. O envolvimento das escolas com a leitura é o início de tudo, culminando sim na Jornada, mas cada uma dessas iniciativas é o que faz com que a literatura esteja inserida no dia a dia das nossas escolas”, salientou.

Movimentação cultural nas escolas
Além da Feira do Livro da Romana Gobbi, outras duas atividades marcaram a sexta-feira da rede municipal de ensino. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Lolico, da Vila Tupinambá, foi realizada uma Feira Cultural com o envolvimento de todos os alunos e da comunidade escolar. Dentre o que foi apresentado, estavam uma mostra de trabalhos dos estudantes do 1º ao 9º ano, teatro de fantoches e apresentação de vídeos produzidos pelos alunos dos anos finais. Um dos trabalhos de destaque apresentados é sobre um projeto de reciclagem de lixo e compostagem desenvolvido pelos estudantes.

Já a Escola Municipal de Ensino Fundamental Daniel Dipp, do bairro Valinhos, realizou um vernissage onde foram apresentadas pinturas dos alunos realizadas dentro do projeto Arteiramente Feliz. As pinturas são livres e releituras que começaram a ser realizadas em aulas de reforço, mas que acabaram sendo abertas para a participação de outros alunos interessados. Como resultado, foi montada uma exposição na tarde desta sexta-feira.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que o Brasil está saindo do atoleiro da pior crise já vivida pelo país?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas