Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cultura

Publicada em: 13/02/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Carnaval é expressão popular e retorna às suas origens, afirma sambista de Passo Fundo

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Carnaval é expressão popular e retorna às suas origens, afirma sambista de Passo Fundo

Hoje (13) dia de Carnaval, encerra um ciclo de festividades iniciado ainda na última sexta-feira. A Uirapuru conversou com o músico carnavalesco Odorico Ribeiro, que vem de uma família historicamente ligada ao samba e apresenta-se com um grupo Sambah!.

 

Odorico explicou que o Carnaval começou de forma pequena, no tempo da escravidão, onde os escravos africanos, em momentos de descontração, batiam seus tambores e cantavam. O movimento foi tomando força e com a criação dos quilombos alcançou os mais diferentes cantos do país, sendo esta a sua base.

 

Durante o século XIX (19) o Carnaval como conhecemos hoje começou a tomar forma. O povo, reprimido de suas comemorações, começou a organizar movimentos e desfiles, usando expressões da cultura popular, com roupas típicas, capoeira e outros, embalados por marchinhas cômicas ou abordando temas polêmicos.

 

Em Passo Fundo a festa ganhou força nas décadas de 30, 40 e 50, com grande participação das diferentes entidades da sociedade. Odorico falou ainda que o Carnaval evoluiu através dos anos e foi muito forte em Passo Fundo como expressão popular.

 

Avaliou como um resgate às origens do movimento na cidade o fato de as comunidades precisarem se organizar em recursos neste ano, não deixando o movimento morrer. Conforme Odorico, esta é a essência do que foi o Carnaval e, para ele, o movimento cultural está longe de morrer na cidade.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que o uso de celulares deve ser proibido nas escolas?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas