Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cultura

Publicada em: 20/04/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Etapa credenciadora para o Freio de Ouro acontece no Parque da Efrica até domingo

Rádio Uirapuru
Créditos: Arquivo/Rádio Uirapuru
Etapa credenciadora para o Freio de Ouro acontece no Parque da Efrica até domingo

O Núcleo de Criadores José Ronald Bertagnolli realiza até o domingo, 22 de abril, as provas de Freio Jovem e Freio do Proprietário, além da 19ª Credenciadora ao Freio de Ouro. O evento ocorre no Parque Wolmar Salton – Efrica. A comissão julgadora será composta por Marlus Arruda, Felipe Maciel e João Ricardo de Souza. Já a inspeção técnica estará a cargo de Thiago Orlando – profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

 

Em entrevista na Uirapuru o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulo de Passo Fundo, Josemar Sgorla, explicou que esta etapa antecede a semifinal em Uruguaiana e depois a grande final em Esteio. São cerca de 100 animais inscritos e com criadores de todo o Brasil, movimentando o parque em uma programação para a família, com restaurante servindo almoço, jantar e também uma arquibancada coberta.

 

Freio de Ouro fará parte do calendário oficial de eventos do estado em reconhecimento ao setor

 

A lei que reconhece o Freio de Ouro como de relevante interesse cultural do Estado do Rio Grande do Sul, a chamada “Lei do Freio de Ouro” foi sancionada na última quarta-feira (18), pelo governador José Ivo Sartori. O projeto de lei 832017, de autoria do deputado Sérgio Turra (Progressistas), foi aprovado na Assembleia Legislativa no mês de março e abrange também as etapas credenciadoras, classificatórias e a final da modalidade. Com a lei, as etapas fazem parte a partir de agora oficialmente do calendário de eventos do Rio Grande do Sul.

 

Passo Fundo já está recebendo mais uma etapa credenciadora, no Parque da Efrica e com grande público participante. Em entrevista na Uirapuru o deputado Sérgio Turra destacou que o reconhecimento do poder público vai fomentar o agronegócio gaúcho. O Cavalo Crioulo é referência nacional, mas é gaúcho e leva a nossa marca.

 

Ao colocar o evento no calendário oficial todo o trabalho dos criadores gaúchos, que movimentam a economia, é reconhecido, afirma Turra. No entanto, o Estado vai apenas colocar o evento no calendário e não poderá contribuir financeiramente, explicou o deputado.

 

O progressista revelou ainda que a criação de cavalo crioulo fomenta quase 400 mil empregos e movimenta mais de R$ 1 bilhão no Brasil por ano, que em tempos de crise é algo de grande impacto.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que Passo Fundo é uma cidade segura?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas