Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cultura

Publicada em: 02/05/2018

A A A

Projeto Relendo Passo Fundo sai da área central e vai contar a história do Jaboticabal no próximo sábado

Rádio Uirapuru
Créditos: Arquivo/Rádio Uirapuru
Projeto Relendo Passo Fundo sai da área central e vai contar a história do Jaboticabal no próximo sábado

A quinta edição do Projeto Relendo Passo Fundo, do VivA! Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo, será realizado pela primeira vez fora da área central. O bairro escolhido é o Jaboticabal.

 

A atividade será neste sábado (5), às 9h, com início em frente a Escola Municipal de Ensino Fundamental Fredolino Chimango. Haverá ônibus para a comunidade com saída da UPF às 8h, com uma parada na Praça Tochetto às 8h10.

 

A coordenadora do Escritório Modelo, Carla Portal Vasconcellos, explica que foi feito um trabalho com a turma do 8º ano da escola, no qual os alunos mapearam os pontos do bairro que serão apresentados aos participantes, como a escola e a igreja.

 

A ideia é resgatar e valorizar a história do Jaboticabal, descobrindo os significados e relações construídas pelos moradores ao longo do tempo, através de um percurso a pé guiado pelos próprios estudantes.

 

A professora Carla destaca que normalmente o projeto “Relendo Passo Fundo” percorre prédios de interesse histórico e arquitetônico e esse trabalho no Jaboticabal busca entender as relações que a comunidade estabelece com o espaço onde vive, que é bastante diferente da dinâmica que existe nas áreas centrais da cidade.

 

Carla disse que o Jaboticabal tem uma história longa que se constitui muito pela força e determinação dos moradores. Segundo a coordenadora, a maioria dos bairros não reconhece a sua própria história e o projeto visa resgatar a autoestima dos locais e reconhecer a história traduzida pelos moradores, nesse caso pelo olhar dos alunos.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Repórter do Povo

com JG e Ieda Almeida

Quarta-Feira

das 08:10 às 10:45

ouça ao vivo

Você acha que a Assembleia Legislativa deve autorizar o governo a ouvir a população sobre a venda de estatais?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas