Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cultura

Publicada em: 07/05/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Sucesso do 15º Encontro Internacional do Bandoneon consolida Passo Fundo como a capital estadual do bandoneon

Rádio Uirapuru
Créditos: Daniela Cenci/Rádio Uirapuru
Sucesso do 15º Encontro Internacional do Bandoneon consolida Passo Fundo como a capital estadual do bandoneon

Passo Fundo realizou no último sábado o Encontro Internacional de Bandoneon. O evento chega na sua 15ª edição consolidando Passo Fundo como a Capital Estadual do Bandoneon. A atividade ocorria sempre em novembro, mas no ano passado foi cancelada por falta de verbas, retornando nesse ano graças aos esforços do seu idealizador Plínio Mena Barreto, mais conhecido como Tio Mena, e da Secretaria Municipal de Cultura, na pessoa de Pedro Almeida.

 

Foram mais de 20 apresentações com instrumentalistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e de outros estados, além de músicos do Uruguai e da Argentina. Todos receberam troféus de participação. O bandoneon nasceu na Alemanha, teve uma difusão na Argentina, através do tango, e se misturou com outras culturas como a uruguaia e a gaúcha.

 

Em entrevista à Uirapuru, o vice-prefeito João Pedro Nunes ressaltou que é um evento onde as pessoas se expressam através da música e da arte e desse instrumento que muitos gaúchos ainda estão conhecendo e aprendendo sobre essa tradição. Agradeceu ainda o trabalho de Tio Mena na promoção da cultura de Passo Fundo, do Rio Grande do Sul e do Brasil.

 

Nos microfones da Uirapuru, Tio Mena agradeceu o apoio da rádio em todas as edições. Ele destacou a alegria de realizar mais um evento e, aos 92 anos, brincou que este poderia ser o seu último. Tio Mena é referência para todas as idades quando se trata de bandoneon. Passo Fundo recebeu o título de capital estadual do instrumento há cerca de cinco em reconhecimento também aos esforços de Tio Mena em manter essa cultura viva.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Repórter do Povo

com JG e Ieda Almeida

Quarta-Feira

das 08:10 às 10:45

ouça ao vivo

Você acha que a Assembleia Legislativa deve autorizar o governo a ouvir a população sobre a venda de estatais?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas