Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Economia

Publicada em: 20/12/2016 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Contribuintes que identificarem valor do IPTU acima dos 9,29% reajustados devem procurar a prefeitura

Rádio Uirapuru
Créditos: Rádio Uirapuru
Contribuintes que identificarem valor do IPTU acima dos 9,29% reajustados devem procurar a prefeitura

Desde que a Prefeitura Municipal anunciou o início do período de pagamento do IPTU de 2017, muitos contribuintes ficaram com dúvidas com relação ao valor do documento.

 

Alguns ouvintes relataram à Uirapuru que tiveram um aumento de 26% no imposto. Para explicar os valores, a Uirapuru entrou em contato com o Secretário Municipal de Finanças, Gilberto Bedin.

 

Conforme Bedin, o IPTU de 2017 é praticamente idêntico ao ano anterior. A diferença é a atualização prevista em lei: a inflação de 9,29%. Explicou que o município utiliza como base de cálculo para a cobrança do IPTU a Planta Genérica de Valores.

 

Nela estão estabelecidos os valores unitários de metro quadrado de terreno e de construção do município, o que possibilita obter o valor venal dos imóveis. O secretário destaca que não são considerados os valores comerciais dos imóveis.

 

Para saber se o valor do imposto está correto, os contribuintes devem comparar os valores do ano anterior com os atuais, com tanto que sejam do mesmo período e a diferença tem que ser de 9,29%. Bedin disse que em algumas situações o cálculo pode ser alterado por causa do acréscimo de obra.

 

O contribuinte que tiver dúvidas sobre os valores pode solicitar a revisão junto à Prefeitura. O horário de atendimento é das 8h30 às 18h30, sem fechar ao meio dia. O Executivo também tem um posto de atendimento na General Canabarro, 779, com horário de funcionamento das 12h30 às 18h30.

 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Sexta-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo



Você acha que a fiscalização deve ser rigorosa contra o comércio informal em Passo Fundo?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas