Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Economia

Publicada em: 22/02/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

População vai pagar indenização às empresas de energia elétrica por descontos dados no governo Dilma

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação Internet
População vai pagar indenização às empresas de energia elétrica por descontos dados no governo Dilma

A intervenção do governo Dilma Roussef no setor elétrico, há mais de quatro anos, agora será compensada em forma de indenização para as empresas geradoras e transmissoras de energia elétrica e a conta será paga pelo consumidor. Na época da intervenção do governo, as contas de luz caíram de forma considerável para todos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) bateu o martelo na última segunda-feira (20) e definiu em R$ 62,2 bilhões o valor de indenizações a transmissoras de energia.

 

O consumidor vai arcar com faturas mais caras até 2025. A estimativa é que esta decisão signifique um efeito médio de alta nas tarifas de 7,17% este ano,mas, devido a outros encargos na energia, a alta pode chegar a 11%neste ano.

 

O problema começou com a publicação da medida provisória 579, em 2012, que tinha o objetivo de reduzir a conta de luz. Ela previa que as concessões de geradoras e transmissoras de energia teriam seu vencimento antecipado, mas as empresas receberiam o pagamento de indenizações por investimentos e que não foram devidamente amortizados. O pagamento das geradoras ocorreu em seguida, com recursos disponíveis em fundos públicos.

 

O pagamento das transmissoras de energia, que foi prometido na época, porém, foi arrastado até este ano. Somente o efeito financeiro desse atraso aumentou a conta em mais de R$ 35 bilhões, segundo a Aneel e é esta conta, acrescida de outros encargos, que precisará ser paga pelo povo, na forma de aumento na conta de luz.

 

 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Quinta-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo



Você concorda com a legalização dos jogos de azar no Brasil?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas