Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Economia

Publicada em: 26/02/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Pesquisa aponta Passo Fundo como 7ª maior cidade em crescimento do PIB de 2002 a 2014 no Estado

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação/Prefeitura
Pesquisa aponta Passo Fundo como 7ª maior cidade em crescimento do PIB de 2002 a 2014 no Estado

Uma pesquisa realizada pela Fundação Economia e Estatística apontou um ranking estadual das cidades que mais cresceram economicamente e Passo Fundo ficou na 7ª posição no Estado. A pesquisa foi realizada de 2002 a 2014 e mostra os municípios gaúchos que mais ganharam participação no PIB do Rio Grande do Sul.

 

O período foi favorável ao Estado, através da união dos resultados individuais, onde o Estado cresceu, nominalmente, 262%. O último dado disponível é de 2014 e, portanto, ainda não havia o impacto da atual crise econômica. A cidade Guaíba foi a que apresentou maior ganho, dobrando sua participação no PIB do Estado.

 

Passo Fundo teve desempenho bastante positivo com atividades industriais relacionadas a alimentos e bebidas e ao comércio atacadista de combustíveis. A cidade subiu cinco posições no total desde 2002, saindo da 12º posição e ficando em 7º lugar no crescimento geral.

 

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, explicou que o grande desafio atual é seguir mantendo a cidade em crescimento e para isso é preciso do apoio de todas as entidades comerciais.

 

Conforme ele, o resultado diferenciado foi possível graças a uma política que valorizou os pequenos empresários locais e estimulou a vinda de empresas externas, bem como o desenvolvimento da indústria local. Para 2017 a prefeitura pretende seguir fortalecendo os empresários da cidade, montando uma sala do empreendedor, que será anunciada em breve.

 

O Secretário falou ainda sobre as ações da prefeitura em cortar custos e reverter todos estes valores diretamente para o município, em obras e melhorias da cidade. Conforme o secretário, este conjunto de medidas vão seguir mantendo Passo Fundo no caminho do crescimento.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

De tudo um pouco

com Valdir Mello e João Victor

Segunda-Feira

das 21:30 às 23:00

ouça ao vivo



O motorista está mais consciente no trânsito?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas