Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Economia

Publicada em: 12/03/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Trabalhadores que não tiveram depósitos corretos do FGTS devem procurar empresa empregadora ou entrar na justiça

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Trabalhadores que não tiveram depósitos corretos do FGTS devem procurar empresa empregadora ou entrar na justiça

Hoje os trabalhadores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro tem o direito de fazer o saque do FGTS das contas inativas. No Rio Grande do Sul são ao todo 330 mil pessoas. Mas aqueles que identificaram que os valores depositados pela empresa empregadora não estão corretos ou que ainda nem aconteceram, o que devem fazer? Essa dúvida foi levantada por vários ouvintes da Uirapuru.

 

O advogado trabalhista Talvanni Machado Ribeiro, do escritório Bertol, Mosena e Tonet Advogados Associados, disse que essa situação é bem comum. Segundo relatório da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, mais de 198 mil empresas não depositaram os valores corretos em contas ativas e inativas, o que atinge mais de 7 milhões de trabalhadores. A dívida é de R$ 24,5 bilhões. Ribeiro contou que o déficit do pagamento também atinge Passo Fundo.

 

O advogado inclusive acompanha alguns casos. Ele acredita que em algumas situações, o depósito irregular aconteça por falta de uma assessoria contábil e jurídica que oriente a empresa, mas isso é uma infração, prevista em lei.

 

O advogado Ribeiro orienta as pessoas que identificaram esse problema a procurarem primeiro a empresa empregadora para fazer um acordo e regularizar o pagamento. Quando não resolvido, deve formalizar uma denúncia no Ministério do Trabalho.

 

No caso daquelas empresas que fecharam ou faliram, o cidadão vai ter que entrar com uma ação trabalhista na Justiça para buscar as diferenças. O advogado disse que a tramitação desse tipo de processo é mais rápido do que nas demais justiças.

 

Ribeiro frisou que é importante que o trabalhador acompanhe todo o mês os extratos da conta do FGTS, está é a única forma de saber que o que foi descontado foi realmente repassado para a conta.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Tchê Liga

com Lucas Brasil

Terça-Feira

das 05:00 às 07:00

ouça ao vivo



Você concorda em votar no partido e não mais no candidato?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas